. O que é Astronomia?

. O Céu do mês

. As Constelações
 . Astronomia Sideral

. Sites recomendados

POR QUE ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA?

OBJETIVOS GERAIS

Difundir na sociedade uma mentalidade científica.
Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.
Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.
Promover comunidades e clubes de Astronomia.
Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.
Criar novas redes de divulgação e pesquisa e fortalecer as já existentes.
Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma
distribuição mais equilibrada entre os cientistas
provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.

Prédio da ONU em Nova York, EUA.

A ONU proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.
     A 62ª Assembléia Geral da ONU (19/12/2007)

Relembrando sua resolução 61/185 de 20 de Dezembro de 2006 sobre a proclamação dos Anos Internacionais,

Sabendo  que a Astronomia é uma das ciências
mais antigas e que contribuiu e continua contribuindo de modo fundamental para a evolução de outras ciências e aplicações em inúmeras outras,

Reconhecendo que as observações astrononômicas têm profundas implicações na ciência, filosofia cultura e concepção de universo,
    Notando que, embora exista um interesse generalizado pela Astronomia, é difícil para o público em geral ter acesso ao conhecimento da área,
    Consciente de que todas as culturas têm desenvolvido lendas, mitos e tradições a respeito do céu, planetas e estrelas, constituindo sua herança cultural,
    Saudando a resolução 33 C/25 adotada pela UNESCO em 19 de Outubro de 2005, que declarou seu apoio ao Ano Internacional da Astronomia 2009,  com a  visão da  importância  da  ciência  astronômica
para o conhecimento e desenvolvimento,
    Notando que a IAU tem apoiado a iniciativa desde 2003 e que agirá para o projeto tenha seu maior impacto,
    Convencida de que o Ano Internacional, entre outros aspectos, pode ter um papel crucial em despertar a consciência pública sobre a importância da astronomia para e outras ciências básicas para um desenvolvimento sustentável, através da empolgação suscitada pelos assuntos da Astronomia, apoiando a educação formal e informal em escolas e centros de ciência estimulando o envolvimento a longo prazo de jovens estudantes nos campos da ciência e tecnologia:

1. Decide declarar 2009 como o Ano Internacional da Astronomia;

2. Designa a UNESCO como a agência líder e como ponto focal para o IYA2009, e a convida para organizar, dentro de suas capacidades, atividades a serem desenvolvidas durante o Ano, em
colaboração com outras entidades ligadas à ONU, IAU, ESO, sociedades astronômicas e grupos espalhados pelo mundo, e, a este respeito, nota que as atividades do Ano serão custeadas por contribuições voluntárias, incluindo o setor privado;

3. Encoraja todos Estados e organismos do sistema da ONU a aproveitar o Ano para promover ações em todos os níveis objetivando a consciência pública da importância da Astronomia e promovendo um amplo acesso ao conhecimento e à observação astronômica.

EVOLUÇÃO DA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA

AVANÇOS NA COSMOLOGIA

Galáxia Espiral
Estrela Dupla
Sinal de Matéria Escura

POR QUE O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA?

O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suascontribuições para o conhecimento humano. Será dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.
    A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação,
da detecção e processamento de sinais. Hoje, telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raiosgama à ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.
    Há um século, mal tínhamos idéia da existência
de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do Universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções. Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do Universo. Descobrimos um verdadeiro “zoológico” de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo

atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus a poucos graus acima do zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram
e da energia que fornecem.
    Há poucas décadas, a Astronomia revelou que todas as formas de matéria e energia tratadas pela Física constituem apenas uma minúscula fração do Universo, dominado pela matéria e energia “escuras”. Não tínhamos meios de demonstrar que as outras estrelas constituem sistemas planetários como o nosso, e em poucos anos já catalogamos mais de 200 planetas extra-solares. Neste início de um novo milênio, nos colocamos um novo desafio, o de detectar vida em outros planetas e de verificar se ela é um produto de leis naturais da evolução da matéria, como
prediz o evolucionismo, ou requer uma intervenção externa, como grande parte da humanidade ainda acredita. Qualquer que seja a resposta, o impacto no pensamento humano será enorme e isso pode ocorrer em poucas décadas.
    O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. O Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda por informação e por envolvimento. Não só em 2009, mas engajando a longo prazo educadores, artistas, cientistas e astrônomos amadores numa rede de divulgação científica.

Texto divulgação da UNESCO

Desenvolvido por: Dermeval Carneiro
©2009 - SEARA DA CIÊNCIA - Todos os direitos reservados.

Volta à página inicial