Dona Fifi aos 19 anos.

Apostilas eletrônicas de Dona Fifi
DUAS GRANDES FÍSICAS:
MARIA CURIE e LISE MEITNER



Duas grandes damas da Física.

Nessas apostilas pretendo falar do trabalho e da vida de duas grandes cientistas do finado século vinte: Maria Sklodowska Curie e Lise Meiner. A vida dessas duas mulheres teve algumas coisas em comum mas, por um lado infeliz, muita diversidade. Maria Curie foi agraciada com dois prêmios Nobel. Lise Meitner, apesar de merecedora, não ganhou o cobiçado prêmio, em circunstâncias suspeitas, como veremos.

Como as duas se destacaram por seus trabalhos em física nuclear, aproveito a desculpa para empurrar um pouco dessa matéria por sua goela abaixo. Hoje, esse é um tema meio esquecido. As bombas nucleares pararam de explodir e os reatores só de vez em quando são notícia. Mas, no início do século 20 e, principalmente, nas décadas de 30 e 40, foram assunto de grande interesse popular.

Não tenho a menor intenção de dizer como se faz uma bomba atômica, mas, em um breve futuro, falarei sobre o uso pacífico das técnicas nucleares. Um ótimo assunto, por exemplo, é a técnica de datação, geológica ou biológica, usando isótopos radioativos. Nessa ocasião, o que vamos ver nas presentes apostilas será de muita utilidade.


Maria Curie

Lise Meitner

Apostila 2: Maria Curie e a radioatividade natural.

Apostila 3: Maria e Pierre Curie.

Apostila 4: Os isótopos e a estabilidade do núcleo.

Apostila 5: A radioatividade e o decaimento do núcleo.

Apostila 6: Uma tarde no laboratório de Lise Meitner e Otto Hahn.

Apostila 7: Bombardeando núcleos com neutrons.

Apostila 8: Lise Meitne, a fissão nuclear e o prêmio Nobel.