Dona Fifi aos 19 anos.

Apostilas eletrônicas de Dona Fifi
ORIGEM dos ELEMENTOS

Os cientistas, pessoas enxeridas, querem saber a origem de tudo que existe nesse mundo. No século 18, Charles Darwin escandalizou o mundo quando mostrou, de modo irrefutável, que todos os seres vivos, inclusive nós humanos, surgiram inicialmente como formas muito primitivas que foram gradualmente evoluindo. Nada de Adão e Eva criados já prontinhos, com barba, unha e umbigo.

Os físicos do século 20 foram ainda mais longe pois quiseram saber como se formou o próprio universo. E verificaram que, para saber como surgiu o universo, precisavam saber como surgiram os elementos químicos. Essa foi uma tremenda aventura intelectual que ainda hoje está ativa, como veremos nas apostilas que D. Fifi nos enviou e que estamos repassando para vocês a seguir. Nelas, veremos que os físicos estão seguros de que podem descrever o universo desde frações de segundo após ele ter surgido, no famoso "big bang". Nas palavras da própria D . Fifi:

"Se você concorda com as afirmativas dessa turma, terá de admitir que o criador do universo limitou-se a acender o pavio do big bang. A partir desse instante, a mãe natureza e suas leis inflexíveis tomaram conta do espetáculo. O todo-poderoso, após o instante zero da criação, simplesmente preferiu sair de cena, ficando 'com as vastas mãos abanando', como disse o poeta."

É claro que, como toda teoria científica, também essa tem de passar pela peneira da confirmação experimental. Nas apostilas que se seguem, D. Fifi nos mostra algumas das evidências que já foram coletadas para uma explicação plausível da origem dos elementos químicos.

Apostila 1: Os elementos químicos que formam o universo.

Apostila 2: George Gamow, Fred Hoyle e o Big Bang.

Apostila 3: A formação dos elementos leves logo após o Big Bang.

Apostila 4: A formação de elementos intermediários no centro das estrelas.

Apostila 5: Elementos pesados formados nas explosões das supernovas.

Apostila 6: Como George Gamow preferiu a liberdade.

NOTA DO EDITOR:

Antes de ler essas apostilas, aconselho a leitura dos seguintes textos que publicamos anteriormente, se você já não os leu. Eles contêm material que facilitará bastante o entendimento do que está nas apostilas seguintes.

COMO VIVEM AS ESTRELAS