Dona Fifi (1914 - 2013)
aos 19 anos.

Apostilas eletrônicas de Dona Fifi
LONGEVIDADE

Fomos a Sobral em busca de novas Apostilas e ficamos sabendo que Dona Fifi tinha falecido.

Uma de suas filhas, Dona Maria José, informou que ela morreu com 99 anos, tranquila em sua rede, frustrando a família que se preparava para comemorar seu centenário no próximo ano.

Ficamos muito tristes com essa notícia, mas, nossa viagem não foi em vão. Dona Maria José nos apresentou vários cadernos, blocos de notas e folhas avulsas contendo inúmeros textos escritos pela querida mestra, alguns de próprio punho, outros ditados por ela e digitados em computador por seus bisnetos. Com a permissão da filha, fizemos cópia de quase todo esse material e vamos editá-lo para publicação nessas páginas. Uma rápida avaliação desses textos e anotações faz crer que teremos conteúdo para várias Apostilas.

A maior surpresa, segundo Dona Maria José, foi achar, em um de seus baús, uma fotografia de Dona Fifi aos 5 anos, ao lado do pai, segurando um vidro fosco de fuligem que usou para observar o eclipse de 1919.
"Creio que essa fotografia foi tirada e revelada por alguém da equipe que veio observar o eclipse", disse a filha de Dona Fifi. "Que eu saiba, meu avô nunca teve câmera fotográfica. O que acho estranho é que mamãe nunca nos mostrou essa foto. Será que tinha esquecido dela? É pouco provável. Prefiro acreditar que ela previu que a gente iria achar a foto depois que ela estivesse morta, como de fato ocorreu. Mamãe gostava desse tipo de jogo de esconde-esconde. Uma vez nos mostrou um pedaço de vidro sujo onde foram gravadas as letras gregas f f que, segundo nos disse, foram riscadas a canivete por um dos cientistas que vieram a Sobral para ver o eclipse."

A Apostila que se segue é a primeira que editamos aproveitando o material deixado por Dona Fifi. O tema, bem apropriado, é a longevidade dos humanos e de outras espécies. Outras apostilas estão sendo preparadas e serão publicadas aqui para a felicidade de todos nós que aprendemos muita coisa com os divertidos escritos da querida dama de Sobral.


Como foi que eu fiquei tão velha?

A fatídica Curva de Gompertz.

Por que a Lei de Gompertz funciona tão bem?

A teoria da Evolução, a genética e o envelhecimento.

Quanto tempo podemos viver?

As mazelas da velhice são compulsórias?

O que dizem os demógrafos sobre a longevidade.