Dona Fifi aos 19 anos.

Apostilas eletrônicas de Dona Fifi
AS MITOCÔNDRIAS

Em busca de novas apostilas, fomos visitar Dona Fifi em seu sítio NINHO DA CORUJA, na serra da Meruoca. Soubemos que ela passa boa parte dos dias cuidando de seu jardim, como sempre exercitando sua grande curiosidade pelas coisas da ciência.

"Gosto de brincar com experiências mendelianas nessas flores que temos aqui", diz ela. "As Marias-sem-vergonha são ótimas para testar vários tipos de polinização cruzada".


Flores do jardim de Dona Fifi

Aponta para o menino que a segue, câmera digital na mão e caderneta de anotações no bolso.

"Esse é meu assistente, o Samuel, neto do caseiro aqui do sítio. Eu costumava fazer desenhos das flores e colorir com aquarela, mas, hoje em dia minha vista está meio ruim e tenho de me valer dessa máquina que ele usa. Ele não sabe desenhar mas é muito bom de matemática e calcula bem direitinho as probabilidades em nossas experiências".

Perguntamos como vai de saúde e ela faz sinal de positivo.

"Tirante esse problema da vista, tudo bem. Tenho pra mim que essa vista fraca é fruto de alguma sacanagem de minhas mitocôncrias. Mas, não me queixo. Elas já trabalharam muito por mim e continuam trabalhando".

As mitocôndrias, essas enigmáticas organelas que temos em todas as células de nossos corpos, são o tema dessas Apostilas que Dona Fifi nos entregou e que publicamos aqui, com grande prazer. Tomara que muitas outras ainda cheguem até nós para o deleite e ilustração de nossos visitantes.


Mil e uma noites mitocondriais.

Recapitulando a biologia das células.

Origem das mitocôndrias: a teoria da endossimbiose.

Produção de energia nas células.

Por que nossas células são grandes e as bactérias são pequenas?

E por que envelhecemos?!

O poder das mulheres: a Eva mitocondrial.

Lynn Margulis: uma provocadora inquieta.