Dona Fifi aos 19 anos.

Apostilas eletrônicas de Dona Fifi
ROENTGEN


Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-X no final de 1895, quando já tinha bons 50 anos de idade. Em 1901, ganhou o primeiro prêmio Nobel de Física por esse trabalho. A história dessa descoberta está contada em outro local e não preciso repetí-la.

NOTA DO EDITOR: Veja a seção especial sobre os RAIOS-X.


Wilhelm Roentgen
Ninguém pode negar a importância da descoberta de Roentgen. Quem já "bateu uma chapa" alguma vez na vida só pode ser grato ao alemão. No entanto, pelo menos uma pessoa odiou o sucesso de Roentgen e passou a vida a falar mal dele. Chamava-se Phillip Lenard e vou falar um pouco dele para que vocês aprendam que os embates científicos nem sempre são leais.


Phillip Lenard
Lenard era considerado um entendido em raios catódicos, algo descoberto pelo inglês William Crookes. Esses "raios" são produzidos em um tubo de vidro vedado e evacuado e passam de uma placa metálica (o "catodo", daí o nome) para outra (o "anodo"). Na época em que Crookes, Lenard e Roentgen brincavam com esses tubos em seus laboratórios, ninguém sabia o que eram os raios catódicos. Só alguns anos mais tarde o inglês J. J. Thomson mostrou que eram feixes de partículas negativamente carregadas, os elétrons. Portanto, Crookes e os outros já estavam assistindo TV, sem saberem disso, muito antes de surgirem as emissoras e as novelas.


2 - MULHERES - Como elas costumam ser garfadas pelo comitê sueco. Entre outras, Lise Meitner, Chien-Wu e Jocelyn Bell foram esquecidas.

3 - BARDEEN - Foi o único a ganhar dois prêmios de Física. Assim mesmo, pisou na bola em uma polêmica com Josephson.

4 - JOSEPHSON - Ganhou a briga com Bardeen, o prêmio Nobel aos 33 anos e depois pirou de vez.

5 - SHOCKLEY - Inventou o transistor e a disgenia. Seu esperma deve estar mofando em alguma geladeira americana.

6 - LATTES - Um brasileiro que poderia ter sido e que não foi. O que será que Bohr achou disso?

7 - HOYLE - Não ganhou por não ser convencional e certinho. Do mesmo modo que Borges.