Dona Fifi (1914 - 2013)
aos 19 anos.
Apostilas eletrônicas de Dona Fifi
RELATIVIDADE GERAL

Entre os textos deixados por Dona Fifi que recebemos de sua filha Maria José, encontramos alguns que tratam da Relatividade Geral de Albert Einstein e de suas lembranças do famoso eclipse que ocorreu em Sobral em 1019. Como se sabe, as observações feitas por astrônomos ingleses durante esse eclipse serviram para consolidar a aceitação da teoria de Einstein entre os físicos da época.

Para comemorar os 100 anos da publicação do artigo de Einstein em que apresentou sua teoria, juntamos esses textos da mestra de Sobral e outras anotações diversas e montamos as Apostilas que apresentamos a seguir. Como era seu costume, nessas notas Dona Fifi mistura explicações dos conceitos físicos com depoimentos pessoais. Como ela mesma adverte, as recordações do evento em 1919 devem ser tomadas com certa leveza, já que a autora tinha apenas 5 anos de idade quando presenciou o fenômeno.

Bem depois, na Europa, Dona Fifi conviveu com alguns personagens que conheceram Einstein, inclusive chegou a conversar com o filho do cientista, Edward Einstein, que era apenas um pouco mais velho que ela, na época.

Algumas recordações do eclipse.

Espaço, tempo e matéria, tudo embolado.

Como a relatividade especial se choca com a teoria da gravitação de Newton.

O princípio da equivalência.

O artigo de 1915 e suas consequências.

A relatividade geral e o Universo.