COMETAS, PLANETAS e GALÁXIAS

Essa é a imagem de uma galáxia vista por um grande telescópio. Uma galáxia como essa é formada por centenas de bilhões de estrelas como nosso Sol, ou bem maiores que ele. A luz, com toda sua velocidade, leva mais de 100.000 anos para atravessar a galáxia. No universo existem centenas de bilhões de galáxias como essa. Uma delas é a Via-Láctea, a galáxia da qual o Sol faz parte. A Terra é um pequeno planeta girando em torno do Sol, que ocupa uma posição modesta na Via-Láctea (veja a seta indicando a região onde ele fica). Nessa seção especial, vamos fazer um rápido relato de um pedaço da aventura humana que foi o avanço da astronomia, desde os tempos de Newton até hoje.

Edmund Halley, o homem que previu a volta de um cometa. O triunfo da teoria da gravitação de Isaac Newton.

Duas cientistas do século 18. A história de Hortênsia Lepaute e a infelicidade do astrônomo Le Gentil.

William Herschel, músico e astrônomo, descobre o planeta Urano. 50 anos depois havia gente duvidando das teorias de Newton.

A incrível história do planeta descoberto matematicamente. Outro astrônomo azarado, John Adams. Newton, no final, estava muito certo.

O que são as nebulosas? As origens do Grande Debate.

Edwin Hubble e o movimento das galáxias. A lei de Hubble e a expansão do universo.