GEOLOGIA
    A ISOSTASIA

INTRODUÇÃO

As pessoas esclarecidas sempre quiseram saber como é o planeta Terra. Os sábios gregos já sabiam medir o tamanho do globo terrestre e a distância da Terra à Lua. Depois da Idade Média a procura por mais informações sobre nosso planeta intensificou-se. O pessoal queria saber qual era a forma exata da Terra, sua idade, sua massa, sua densidade e como era a dinâmica da formação e evolução das massas continentais. Nos séculos 17 e 18 essa busca de conhecimento tornou-se quase obsessiva e os sábios de então se arriscavam em incríveis empreitadas tentando obter respostas para essas questões.

A história dessas descobertas é fascinante e cheia de grandes lances. Para contá-las, convidamos o Prof. José Airton Paiva, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará a escrever uma série de relatos sobre temas de Geologia. Nesse primeiro momento, ele vai nos falar sobre o conceito da Isostasia, que serve de fundamento para a compreensão de muitos fenômenos geológicos. Como veremos, o surgimento e a comprovação experimental desse conceito veio acompanhado de grandes e tortuosos debates, além de inúmeras expedições a locais remotos e perigosos, tudo temperado pelo comportamento extravagante de alguns cientistas daquele tempo que ficou conhecido como a Era do Iluminismo.

Primeiras ideias sobre a Isostasia.

Medindo a densidade da Terra.

Medindo a forma da Terra.

Modelos de Isostasia.