Lattes e Ricardo Ferreira.

Em seu livro de memórias [Vida de Cientista: Notas Autobiográficas (Átomo, 2007)], o químico e físico brasileiro Ricardo de Carvalho Ferreira (n.1928) narra o seguinte episódio. No começo de 1946, ele se encontrava hospedado no Hotel Regina, localizado no Bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo Hotel estavam também hospedados o físico brasileiro César Mansuetto Giulio Lattes (1924-2005) e seu futuro sogro, o engenheiro civil brasileiro Luiz Siqueira Neto (1896-1967), conhecido de Ricardo Ferreira, e de quem recebeu, por volta de 1943, em Recife, sua terra natal, a sugestão de estudar na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP). Por aquela ocasião, em um certo dia, Ricardo Ferreira encontrou-se com o Dr. Siqueira e com Lattes, no saguão daquele Hotel. Como Ricardo não conhecia pessoalmente Lattes, o Dr. Siqueira aproveitou para apresentá-lo e, sabendo que ele, Ricardo, estava indo para São Paulo para prestar o Exame Vestibular naquela Faculdade, pediu ao namorado de sua filha Martha que examinasse as possibilidades de seu conhecido pernambucano realizar uma boa prova de Física. Lattes levou-o a uma sala reservada do Hotel e fez-lhe uma meia dúzia de perguntas. Ao ouvir as respostas, saiu da sala e, indagado pelo Dr. Siqueira sobre os conhecimentos de Física do Ricardo, disse-lhe: Não sabe nada de Física, mas passa no Vestibular ... . Lattes, naquele dia, não poderia prever que Ricardo Ferreira se tornaria um físico e químico quântico de grande renome nacional e internacional, conforme atestam seus importantes trabalhos realizados sobre a aplicação da Mecânica Quântica à Biologia Molecular, com ênfase na investigação das bases físico-químicas da vida.