Varignon, o Paralelograma das Forças e o Teorema dos Momentos. .
Em 1687, o matemático francês Pierre Varignon (1654-1722) apresentou à Academia Francesa de Ciências o trabalho intitulado Projet d´une Nouvelle Mécanique, no qual está enunciado o importante princípio: Quando um corpo está em equilíbrio sob a ação de forças concorrentes, a resultante dessas forças é nula. Para chegar a esse princípio, Varignon usou a regra geométrica sobre composição de forças - o célebre paralelograma das forças -, cuja idéia para esse "paralelograma" ele a obteve usando uma espécie de máquina simples que idealizou e construiu - o funicular. Ainda nesse trabalho, Varignon a demonstração do hoje famoso Teorema de Varignon: O momento da resultante de um sistema de forças é igual à soma dos momentos de suas componentes. É oportuno destacar que, ainda em 1687 e de maneira independente, o Princípio do Paralelograma das Forças, foi apresentado pelo padre francês Bernard Lami (1640-1715) publicou um pequeno apêndice ao seu livro intitulado Traité de Mécanique, e pelo físico e matemático inglês Sir Isaac Newton (1642-1727) em seu famoso livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Registre-se que Varignon reuniu seus trabalhos sobre Estática em um livro intitulado Nouvelle Mécanique- Statique, publicado postumamente, em 1725.