SEARA DA CIÊNCIA

SIGMUND FREUD

Nasceu em Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia) em 6 de maio de 1856 e faleceu em Londres em 23 de setembro de 1939.

Cursou Medicina em Viena formando-se em 1881. De 1884 a 1887, Freud publicou vários artigos sobre cocaína. Com Martha Bernays teve seis filhos.

Iniciou seu trabalho clínico em doenças nervosas. Seu interesse pela histeria foi estimulado pela hipnoterapia (1887-88). Seu apartamento em Bergasse tornou-se The Freud Museum Vienna. Freud e Breuer publicaram Estudos sobre a Histeria (método catártico) em 1895 e no mesmo ano, Freud conseguiu, pela primeira vez, analisar um sonho seu. O termo "psicanálise" (associação livre) foi concebido por Freud em 1896. Após romper com Breuer Freud iniciou sua auto-análise em 1897, ao examinar seus sonhos e fantasias, contando com o apoio emocional de seu amigo íntimo, Wilhelm Fliess. A Interpretação de Sonhos ('Die Traumdeutung') , considerado o mais importante de seus livros, foi publicado em 1899. Foi nomeado Professor na Universidade de Viena e fundou a "Sociedade das Quartas-feiras" em 1902 a qual veio a se tornar a Associação de Psicanálise de Viena, em 1908. Por volta de 1906, um pequeno grupo de seguidores havia se formado em torno de Freud, incluindo William Stekel, Alfred Adler, Otto Rank, Abraham Brill, Eugen Bleuler e Carl Jung. Freud teve que enfrentar a dissidência entre os membros desse círculo. Adler e Jung deixaram a "Associação Psicanalítica de Viena" e formaram suas próprias escolas de pensamento, discordando da ênfase dada por Freud à origem sexual da neurose.

Freud descobriu seu cancer de boca em1923. Resistiu a 33 cirurgias.

Foi agraciado com o "Prêmio Goethe de Literatura", em 1930 e eleito Membro Honorário da "English Royal Society of Medicine" (1935).

Hitler tornou-se o chanceler do Reich e a Gestapo investigou sua casa prendendo e interrogando sua filha Anna. Freud emigrou para a Inglaterra com sua família e, por um curto espaço de tempo, residiu em 20 Maresfield Gardens, local que 48 anos mais tarde veio a se tornar o Freud Museum London.