SEARA DA CIÊNCIA

ISAAC NEWTON

Isaac Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642 (ano da morte de Galileu) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Iniciou seus estudos no Trinity College, Cambridge, em Junho de 1661, onde se familiarizou com os trabalhos dos grandes cientistas do passado, desde Aristóteles até Galileu e Descartes. Durante uma epidemia de peste que fechou a Universidade no verão de 1665, retornou a Lincolnshire onde, em um período de menos de dois anos, deu início a uma revolução na matemática, na física e na astronomia.

Entre outras coisas, foi nesse período que Newton desenvolveu o cálculo diferencial e integral, peça fundamental em todo trabalho teórico das ciências naturais, desde essa época. Em 1669, esses resultados possibilitaram a Newton, com apenas 27 anos, ser nomeado professor de Física na Universidade de Cambridge. Logo publicou seu livro sobre a Óptica, onde descreve suas observações feitas durante os anos que passou fugindo da peste em Lincolnshire, inclusive seus resultados sobre a decomposição da luz branca e sua explicação para o arco-íris. Descreve também o telescópio de reflexão que inventou e que evitava os defeitos de aberração cromática que atrapalham a observação com lunetas de refração. Em 1672, Newton doou esse telescópio à Sociedade Real de Ciências para qual fora recentemente eleito.

Seu trabalho mais importante, o livro "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", só foi publicado em 1687, por insistência de Edmund Halley, seu amigo e admirador. Nesse livro, Newton estabelece suas leis da mecânica (as famosas três leis de Newton) e a lei da gravitação universal, com a qual explica o movimento dos planetas em torno do Sol e dos satélites em torno dos planetas. Esse livro é considerado o livro mais importante já escrito sobre física e astronomia.

Em 1703, Newton foi eleito presidente da Sociedade Real, sendo re-eleito a cada ano até sua morte. Recebeu o título de cavalheiro (Sir) em 1708, tendo sido o primeiro cientista a receber esta honraria. Morreu em 31 de março de 1727 em Londres, Inglaterra.