Volta à página inicial

Pergunta respondida.

Pergunta: Por que a água no topo de uma montanha de 1000 metros de altura, por exemplo, ferve a uma temperatura mais baixa que ao nível do mar?


Pergunta de: Luis José


Resposta 1:

Observa-se que quanto maior a altitude menor será a pressão, pois se reduz a camada de ar que se encontra sobre nós. Quando se reduz a pressão diminui-se também o ponto de ebulição, porque quando a água passa do estado líquido para o vapor ela aumenta de volume, e a pressão dificulta esta passagem, reduzindo-se a pressão esta passagem é facilitada. No Monte Everest, maior pico do mundo com altide de 8600m, a água ferve a aproximademente 71 graus Celsius. Um exemplo inverso pode se observado em nossa casa, a panela de pressão baseia-se no aumento da pressão no seu interior, aumentando o ponto de ebulição da água, assim, a água pode atingir temperaturas um pouco superior a 100 graus Celsius sem ferver.

Resposta de: Marcelo Santos - Colégio 7 de Setembro - CE



Resposta 2:

Porque para ferver a água, ou qualquer líquido, devemos aumentar a agitação de suas moléculas ( aumentar a temperatura) até que a força de atração que há entre elas não seja suficiente para mantê-las unidas ,o que a torna um gás, onde as moléculas se encontram praticamente soltas. Mas ,lá em cima da montanha , a pressão atmosférica é menor, o que faz as moléculas do líquido ficarem mais ”frouxas”, e assim não precisamos aumentar tanto a temperatura (agitação) para que o líquido mude para a fase gasosa.

Resposta de: Romane Bezerra Ferreira - CEFET-AL, ens. médio, Maceió



Resposta 3:

Isto ocorre devido a pressão na montanha ser menor do que a pressão do nível do mar, ou seja, devido as baixas pressões as moléculas da água tem maior facilidade de se evaporar.

Resposta de: Ênio dos Santos Silva - Belém - Pa.



COMENTÁRIO:

Dada a equacao de estado dos gases ideais,
P V = n R T
onde P: pressao, V: volume, n: numero de mols, R: constante universal do gases e T: temperatura. Segundo esta equacao, colocada da seguinte forma:
P V / n T = R
quando a pressao diminui, a temperatura deve diminuir para que o lado direito da equacao acima permaneça sempre constante (R). Por isso, no alto da montanha, onde a pressao atmosferica é menor, a temperatura necessaria para ferver a agua deve tambem ser menor, ou seja, a agua ferve a uma temperatura bem menor do que os 100 graus celsius necessarios.

Comentário de: Dr. Mauricio Bolzan
Universidade do Vale do Paraíba
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Laboratório de Física Atmosférica e Solar



Se quiser comentar essas respostas para elogiar, criticar ou apontar algum engano, use o endereço eletrônico abaixo, citando o número da pergunta ou reproduzindo seu enunciado.