Volta à página inicial

Pergunta respondida.

Pergunta: É verdade que se ultrapassarmos a velocidade da luz, poderemos voltar no tempo?


Pergunta de: Roberto Rômulo


Resposta 1:

Oi Roberto, Sim, é verdade que se a gente pudesse ultrapassar a velocidade da luz a gente viajaria no tempo! :) E é por isso mesmo que, em todos os filmes de "viajem no tempo", sempre há algum tipo de indução nesse sentido... Mas, é preciso lembrar que, se fosse possível para qualquer objeto massivo (qualquer corpo) atingir a velocidade da luz, ele seria totalmente transformado em energia!!! Então, se a gente iria se lembrar ou não de uma viagem assim... é outra estória... ;) Obs.: Só existe um tipo de objeto que pode viajar a velocidade da luz: aqueles SEM massa (com massa nula!)!!! Qualquer outro objeto (corpo) que tenha massa NUNCA pode chegar a velocidade da luz (não pode ser acelerado até tamanha velocidade) e, um jeito simples de se entender o porquê disso é imaginar que um corpo SEM qualquer massa deveria ter a maior velocidade conhecida, certo?! Afinal de contas, qual é a dificuldade em se acelerar tal corpo?! ;)

Resposta de: Daniel Doro Ferrante - Brown University - USA



Resposta 2:

Olá, Roberto. Substituindo-se o valor de uma velocidade acima de c nas equações de Lorentz, chega-se a um tempo imaginário, descrito por um número fora do conjunto dos reais e dentro do conjunto dos complexos. Dessa forma, o tempo não regridiria, mas avançaria por um eixo ortogonal ao tempo que conhecemos. Deve-se entender que o tempo, como a posição são medidas realizadas com base em um referecial ou observador. Então, a pergunta que cabe também é "Se ultrapassarmos a velocidade da luz, poderemos voltar no tempo em relação a determinado observador?". Da mesma forma, chegaríamos a uma posição com componente imaginário, o que acrescentaria ainda pelo menos duas dimensões (uma para posição, outra para o tempo) às conhecidas, se essa viagem for possível. Ao que me parece, não seria possível encontrar uma velocidade tal que o tempo regredisse, uma vez que não existe um número v que satisfaça: -1 = raiz quadrada de (1 - (v*v)/(c*c)). Até a próxima

Resposta de: Helvécio Ikeda - São Paulo/SP



Resposta 3:

Sim. A variação do tempo para uma pessoa não é a mesma para outra qualquer. O tempo passa mais devagar para pessoas que se movem mais rápido. Existe uma relação matemática para isso. delta T = k . denta T' K é um fator que é calculado assim : k = 1 / raiz quadrada de 1-u^2/c^2 c é a velocidade da luz no vácuo e u a velocidade da referida pessoa (teoricamente, pois nem toda velocidade é possível de ser atingida por uma pessoa). Estamos trabalhando com uma pessoa como exemplo, mas isso é válido para tudo, ou seja, pessoas, objetos, etc. Trabalhando com essa equação você percebe que a passagem do tempo é negativa para pessoas que ultrapassam c. O valor negativo significa que o tempo andou para trás. Seria uma viagem no tempo para o passado. Apesar de ser dito que se para velocidades maiores que a da luz se voltaria no tempo, segundo a relatividade elementar, c é a maior velocidade que pode ser alcançada. Até que se prove o contrário é isso que está valendo hoje me dia.

Resposta de: Alisson Soares Garcia



COMENTÁRIO:

A teoria da Relatividade restrita( Sem influência gravitacional) trata da natureza espaçoxtempo, e é baseada em dois postulados,ou seja: uma afirmação sem necessidade de comprovação. a) Postulado da relatividade: Os valores medidos das grandezas físicas são diferentes para todos os observadores inerciais. b)Na natureza existe uma velocidade limite C que é a mesma em todas as direções e todas as referenciais inerciais Ex.Os neutrinos são partículas SEM MASSA e se deslocam com a velocidade C . Uma partícula qualquer que tenha massa NÂO atinge a velocidade C. O que podemos supor é que tendo uma nave que pudesse navegar a 94,2% da velocidade C , e que nela embarcassemos um dos irmãos gêmeos e outro ficase aqui na terra considerando o relógio da nave com 6 anos e o da terra com 18 anos quando de seu regresso , o que viajou afirmaria estar com 31 anos enquanto o outro estaria com 43. Portanto não será jamais possível viajar de VOLTA no tempo pois voce poderia mudar os fatos de modo que voce não estivesse no presente, e se voce não pudesse estar no presente como voce poderia voltar ao passado ? De acordo com a fórmula de variação do tempo o que ocorre são variações tempoxespaço relativas a um evento que pode ocorrer a partir de um instante qualquer em um futuro a partir deste momento. Portanto a resposta é categoricamente,NÃO. Não podemos em nehuma hipótese fisica retornar ao passado.

Comentário de: Eng.Tadeu D´Avila - Niterói - RJ



Se quiser comentar essas respostas para elogiar, criticar ou apontar algum engano, use o endereço eletrônico abaixo, citando o número da pergunta ou reproduzindo seu enunciado.