Volta à página inicial

Pergunta respondida.

Pergunta: O que é computação quântica e qual é a sua função??

Pergunta de: Ana Carolina

Resposta 1:

Oi Ana Carolina, A Computação Quântica difere da computação "clássica" que a gente conhece atualmente no seguinte sentido: os compuatdores de hoje em dia são binários, ou seja, no fundo eles só trabalham com 0's (zeros) e 1's (uns)! Então, o que acontece é que, de um jeito ou de outro, TUDO o que vc faz no seu computador (desde digitar um texto, jogar um joguinho, até a programação de simulações científicas!) é "traduzida" na forma de uma sequência de 0's e 1's. Já os chamados computadores quânticos vão utilizar alguns conceitos de mecânica quântica, como função de onda, densidade de probabilidade, etc... Então, ao invés dos seus dados serem traduzidos em 0's e 1's, eles vão passar a ser "traduzidos probabilisticamente", i.e., um dado que seria traduzido como 0 passará a ser traduzido como uma probabilidade de ser 0 e uma de ser 1! Então, uma sequência que, antes, seria de 0's e 1's passa a ser de *probabilidades" de 0's e 1's! E é, basicamente isso, que faz TODA a diferença na computação quântica!

Resposta de: Daniel Doro Ferrante - Brown University - USA

Resposta 2:

Oi Carol, bem a idéia da computação quântica é bem simples, nos computadores convencionais as propriedades eletromagnéticas dos diversos materiais são utilizados para armazenar e trabalhar dados, como por exemplo o disquete que armazena dados através do alinhamento dos pólos magnéticos do material do qual o disquete é feito. A idéia da computação quantica é que se ao invés de utilizarmos as propriedades dos materiais, pudéssemos trabalhar com as propriedades quanticas de cada átomo independentemente a capacidade de processamento e armazenamento de dados seria várias ordens de grandeza maior que as obtidas com o máximo dezempenho de um computador convencional. Segundo o Físico Richard Feynman, esta tarefa apesar de parecer absurda é possível de ser realizada, embora que levará algum tempo até que se tenha total controle das propriedades quanticas de um átomo.

Resposta de: Eduardo Barros - Graduação, UFC, Fortaleza - CE

Resposta 3:

A computação quântica é uma proposta para realizar o processo da computação usando álgebra quântica. A mecânica quântica — a teoria que governa os fenômenos físicos no mundo microscópico, onde átomos e moléculas simples existem numa escala de ângstrons (10 elevado a -10 metros, ou 0,1 trilionésimo de metro) — é fundamental nesse processo. O computador clássico opera com uma seqüência de zeros e uns, de modo que qualquer ação computacional pode ser traduzida em última instância por uma seqüência desses algarismos. E esses zeros e uns, essas seqüências, são na verdade estados lógicos de transistores (você tem correntes passando por eles: se passa uma corrente é 1, se não passa é 0, e assim por diante). E aí, onde você tem 0, não tem 1. Não é possível ter os dois ao mesmo tempo. É aí que entra a mecânica quântica. No mundo microscópico, você pode ter estados que são superposições de zero e um ao mesmo tempo. Toda a capacidade computacional, todas as maravilhas que estão surgindo com a idéia de computação quântica derivam desse fato. Você pode colocar essas partículas microscópicas em estados assim. Observe esta caneta: posso apontá-la para cima ou para baixo. Não posso fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas, se ela fosse um objeto microscópico — por exemplo, o momento magnético do núcleo de um átomo —, eu poderia criar uma situação em que ela apontasse para cima e para baixo ao mesmo tempo. Assim, se você estabelece a posição para cima como estado lógico zero e a posição para baixo como estado lógico um, num computador clássico, ela estaria apenas numa dessas duas posições. Já num computador quântico, ela teria a superposição desses dois estados.

Resposta de: Alisson Soares Garcia

Se quiser comentar essas respostas para elogiar, criticar ou apontar algum engano, use o endereço eletrônico abaixo, citando o número da pergunta ou reproduzindo seu enunciado.