SEARA DA CIÊNCIA


FLUIDOS
Um higrômetro simples.

Objetivo

Construir um medidor de umidade do ar usando materiais domésticos.


Descrição

Prenda um fio de cabelo (dizem que louro é melhor) a uma ponta de um lápis ou alguma haste de madeira ou plástico, usando fita adesiva. Prenda a outra ponta do fio a uma tira de borracha, dessas de prender cédulas, e prenda a tira na outra ponta do lápis. Dobre um canudo de refresco em ângulo reto e coloque-o sob a tira de borracha, como mostra a figura. Faça um mostrador com um cartão e monte todo o conjunto em uma base qualquer, bem firme. Esse é seu higrômetro. Quando a umidade do ar cresce o cabelo se expande e o ponteiro gira no mostrador. Para calibrar esse mostrador peça emprestado um higrômetro profissional. Talvez o laboratório de seu colégio tenha um. Marque as posições do ponteiro de seu higrômetro pela medida do higrômetro comercial. Leve ambos para uma sala com ar condicionado, onde a umidade é baixa, e para um banheiro, onde ela é mais alta.


Análise

Todo o truque do funcionamento desse higrômetro reside na expansão do cabelo quando a umidade do ar aumenta. Isso se dá porque as moléculas de água se infiltram entre as moléculas do fio de cabelo e toda a estrutura molecular aumenta de volume. Como as moléculas de água estão fracamente ligadas ao fio de cabelo, elas se desprendem facilmente quando a umidade baixa.

Uma experiência interessante que ilustra esse efeito pode acompanhar a exibição de seu higrômetro na Feira. Arrange uma travessa metálica rasa (uma forma de bolo pode servir) e ponha um pouco de água nela. Estique um pano poroso (um lenço, por exemplo) sobre a travessa e prenda-o bem esticado. Corte tiras de papel e espalhe sobre o pano esticado. Ponha o conjunto sobre o fogo ou sobre um aquecedor qualquer, com muito cuidado para não se queimar nem queimar sua platéia. As tiras de papel começam a se enrolar e mexer sobre o pano. O que ocorre é que o papel absorve o vapor de água e se expande na parte de baixo, enrolando a tira. É interessante cortar várias tiras em orientações diferentes no papel e notar que elas se enrolam diferentemente. Isso se dá porque o papel tem fibras com uma orientação determinada. Experimente uma tira cortada a 45o da folha.

Material

Um lápis novo ou uma haste longa de madeira ou plástico.
Uma tira de borracha, dessas usadas nos bancos.
Um canudo de refresco.
Um cartão para servir como mostrador.
Uma armação conveniente para suporte.
Uma travessa metálica ou forma de bolo.
Um lenço grande.
Um fogão de camping ou um aquecedor de laboratório.
Tiras de papel.


Dicas

No seu estande na Feira a umidade estará mais ou menos constante. Talvez então seja recomendável umedecer ou secar o ar artificialmente. Para isso, você pode usar um spray para borrifar água e um secador de cabelo para retirar a umidade. Faça mais de um higrômetro pois seu aparelho, por razões óbvias, é muito frágil e terá vida curta.