SEARA DA CIÊNCIA


Mecânica MECÂNICA

Pêndulos mágicos

Objetivo

Ilustrar o conceito de ressonância e desmistificar alguns charlatães esotéricos.


Descrição

Pêndulos de diferentes comprimentos pendurados de uma mesma haste podem ser "excitados" em fortes oscilações sem nenhuma causa aparente. Os pêndulos podem ser latas de refrigerante penduradas por cordões em uma haste de madeira (um cabo de vassoura, por exemplo). Os comprimentos dos cordões são em torno de 15 a 20 cm, ou outros valores que você escolhe por tentativa. As latas devem conter água até cerca da metade de sua capacidade.
Com um pouco de prática você conseguirá balançar fortemente qualquer um dos dois pêndulos, com o outro parado, sem que os observadores notem qualquer movimento em suas mãos e na haste. O pêndulo parece oscilar por vontade própria. Além disso, você pode alternar as oscilações entre um pêndulo e o outro.
Robert Ehrlich, em seu livro "Why Toast Lands Jelly-side Down", que recomendamos, sugere que a melhor posição para esse truque é sentado, com os cotovelos apoiados nos joelhos, enquanto segura a haste com as mãos.


Análise

O fenômeno físico ilustrado nessa experiência chama-se ressonância. Uma pequena e imperceptível oscilação dada à haste por suas mãos pode provocar fortes oscilações em um dos pêndulos. Cada um deles tem uma freqüência própria de oscilação. Quando a freqüência de oscilação da haste coincide com a freqüência preferida por um dos pêndulos, este pêndulo começa a balançar com amplitudes crescentes. Mudando, imperceptivelmente, a freqüência do movimento das mãos, pode-se parar esse pêndulo e balançar o outro.
Depois de mistificar sua platéia durante um bom tempo você deve revelar o segredo e explicar como é feito o truque. Você é um cientista e não um charlatão. Então você diz o que é ressonância, fala de sintonia de um aparelho de rádio, da ponte que caiu, enfim, dá o seu recado de cientista.


Material usado

Uma haste de madeira que pode ser um cabo de vassoura.
Latas de refrigerante e cordões.


Dicas

Para fazer um dos pêndulos oscilar observe sua freqüência natural e imprima pequenos toques com a mão usando essa freqüência. Esse toque deve ser leve e sutil, possivelmente uma pequena pressão dos polegares sobre a haste. Pratique bastante, variando os comprimentos dos cordões, até conseguir total controle do truque. A água nas latinhas ajuda a dar sensibilidade às suas mãos ao procurarem a freqüência de ressonância de um dos pêndulos. Na verdade, você pode usar até mais de dois pêndulos, se conseguir bastante destreza nessa demonstração.
Um resultado excelente dessa experiência é mostrar ao público como alguns efeitos estranhos e aparentemente sobrenaturais têm explicações físicas simples. Aproveite para desmistificar essas histórias de percepção extra-sensorial, telecinesia, poder do pensamento e outros besteiróis do gênero. Aliás, esse pode ser o tema central de sua apresentação.