SEARA DA CIÊNCIA


QUÍMICA

A QUÍMICA DO ENXOFRE (II)

Objetivo

Observar a ação oxidante do ácido sulfúrico sobre os metais.


Descrição

O ácido sulfúrico reage com a maioria dos metais, em uma reação de deslocamento simples, com a formação de gás hidrogênio e o sulfato do metal correspondente. O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado. O chumbo e o tungstênio são inertes ao ácido sulfúrico. A reação com o ferro (mostrada abaixo) é uma reação típica para boa parte dos metais.

Utilizou-se ácido sulfúrico concentrado e diluído a frio e com o zinco e com o cobre apenas o concentrado a quente.


Material

4 tubos de ensaio.
Ácido sulfúrico concentrado (18M) e diluído (1M).
Aparas de cobre metálico e zinco metálico.
Pipeta graduada.
Pinça de madeira.
Fogão.


Procedimento

A dois tubos de ensaio A e B, adicione uma pequena porção de aparas de zinco metálico. Ao tubo A adicione 3mL de H2SO4 1M e ao tubo B adicione 3mL de H2SO4 concentrado. A mais um tubo de ensaio C adicione uma pequena porção de aparas de cobre metálico. Adicione 3mL de H2SO4 e com a ajuda da pinça de madeira para segurar o tubo de ensaio leve ao fogo para aquecer. Faça movimentos circulares para que o aquecimento seja uniforme.


Análise

Uma característica observada foi que o poder oxidante do ácido sulfúrico concentrado é maior que o diluído no caso do zinco.

As reações do experimento estão descritas abaixo:

Zn(s) + H2SO4 ---> ZnSO4 + H2(g)

Com ácido diluído a reação foi rápida. Já com ácido concentrado a reação foi mais rápida ainda.

Cu9s0 + H2SO4 <--> CuSO4 + H2(g) Esta reação só ocorreu com ácido concentrado a quente. Pôde-se concluir que o cobre é mais' nobre' que o zinco pelo fato daquele não reagir com o H2SO4 diluído e nem com o concentrado na temperatura ambiente.