Órgão de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará
                               Imortais da Ciência
           Espaço         Atividades         Salão de Exposições         Agendamento         Contato         Busca

COLABORADORES:

CÉU DA SEARA

Iniciando a programação de observações astronômicas de 2015, a Seara da Ciência realiza nesta quarta-feira (dia 28) a primeira sessão do ano do projeto “O Céu da Seara”. A partir das 18 horas, estudantes, curiosos e admiradores da astronomia vão poder utilizar o observatório do espaço para visualizar planetas e satélites.

Com a ajuda de três telescópios, a sessão de janeiro vai se concentrar na observação de planetas próximos da Terra. Os visitantes vão poder ver até setenta vezes mais perto Marte, o planeta vermelho, e Vênus, que está na fase minguante. Também será possível observar as crateras da Lua. Para auxiliar a observação, serão exibidos vídeos explicativos sobre os planetas e satélites vistos pelos participantes.

O ponto alto da noite será a observação da passagem da ISS, a Estação Espacial Internacional, o maior satélite que está em órbita na Terra. Tripulado por seis astronautas, o equipamento funciona como um laboratório gigante, que realiza experimentos na ausência de gravidade. De acordo com Fabrício Batista, bolsista responsável pelo projeto, a ISS poderá ser vista de 18h30min às 18h36min. “Quando ele passa, gera um brilho enorme”, acrescenta.

O projeto “O Céu da Seara” é realizado uma vez por mês no observatório da Seara da Ciência, no Campus do Pici da UFC. A entrada é gratuita. O calendário de observações está disponível e pode ser visto clicando na figura acima.

Novos verbetes enviados pelo Prof. Bassalo, do Pará.

logo_ufc             logo_cnpq             logo_capes             logo_mcti             logo_sctes             logo_finep             logo_abcmc             logo_funcap