Sobre a Seara da Ciência

A Seara da Ciência, equipamento de divulgação e educação científica da Universidade Federal do Ceará, foi criada como órgão suplementar através do Provimento no. 01/CONSUNI de 29 de dezembro de 1999. Em 18 de dezembro de 2020, através da Resolução no. 23/CONSUNI, a Seara da Ciência passou a fazer parte da Pró-Reitoria de Extensão como uma de suas coordenadorias.

A principal ação da Seara é divulgar e popularizar a ciência para alunos, professores e o público em geral. A Seara  funciona em um prédio, com uma área de 3.500 m², localizado na entrada do Campus do Pici, que se caracteriza como local de ampla oferta de transporte público e de fácil acesso. Este prédio conta com:

– Um Museu Interativo de Ciências (Salão de Exposição) com área de 580 m², onde estão expostos mais de oitenta dos principais equipamentos interativos para uso dos visitantes, além de outros “exihibits” em seu hall de entrada, pátio interno e corredores;

– Um teatro para 200 espectadores;

– Cinco salas de aula;

– Quatro laboratórios didáticos (Química, Física, Biologia e Informática);

– Uma biblioteca com um acervo de mais de mil obras de Divulgação Científica, inclusive com uma videoteca de forte temática de popularização da ciência;

– Um observatório astronômico (Observatório Ferruccio Ginelli) com uma cúpula de 5 metros de diâmetro e um telescópio refletor newtoniano de 250 mm;

– Um Museu do Audiovisual;

– Um Museu dos Telescópios;

– Equipamentos interativos de grande porte para ilustrar conceitos de Física em seu pátio interno;

– Um estúdio de filmagem provido com tela para chroma-key, três filmadoras HD, tripés, microfones, gravador de voz, três ilhas de edição e equipamentos de iluminação.

A Seara é aberta ao público de forma gratuita que pode agendar visitas através do endereço http://www.seara.ufc.br.

Exibir: subpáginas.