Ótica

1) Espelho meu

Dona Lalá está montando uma boutique e quer comprar um espelho para colocar em uma parede vertical. Ela deseja que uma cliente de altura média (1,68 m, digamos) possa se ver inteira ao se refletir nesse espelho. No entanto, por medida de economia, D. Lalá quer que o espelho tenha a menor altura possível.
Que tamanho deve ter o espelho de D. Lalá?

2) A lua de mel do físico

Um rapaz romântico vê a Lua refletida em um lago tranqüilo e pergunta para a moça que está com ele:
– Qual é a distância (aproximada) da imagem da Lua até nós?
Qual deve ser a resposta da moça?

3) Gêmeos quase idênticos

João e José são gêmeos idênticos com apenas uma diferença:
João é míope e José é hipermétrope.

Quem é quem (não vale chutar):

1) João é A e José é B.
2) João é B e José é A.
3) Não dá para saber.

4) Vênus ao espelho

Este é o famoso quadro de Velasquez, Vênus ao espelho.
A deusa olha um espelho colocado por Cupido. O que ela vê nesse espelho?

5) A lua e a hora

Você olha para o Oeste e vê a Lua como na figura.
Que horas são (aproximadamente):

A) Entre 0 horas e 6 horas.
B) Entre 6 horas e 12 horas.
C) Entre 12 horas e 18 horas.
D) Entre 18 horas e 24 horas.

6) Como desmascarar uma miragem

Em nossa seção TINTIM por TINTIM explicamos essa miragem que vemos no asfalto da estrada em um dia quente. Existe algum jeito de saber se essa água lá adiante é água mesmo ou é só uma miragem?

SOLUÇÃO

7) Um espectro às avessas.

Luz branca passa por uma fenda estreita em um cartão opaco e depois é dispersada por um prisma. O resultado é a projeção de um belo espectro de cores. Isso você já sabe pois deve ter lido nossa seção sobre AS CORES DA LUZ.

Retirando a fenda, obtemos apenas uma mancha branca com algum colorido nas pontas. Agora, substituimos o cartão com a fenda por um plástico transparente que tem um traço preto com a mesma largura e comprimento da fenda original. O que veremos projetado dessa vez?

a) O mesmo espectro obtido na primeira experiência.
b) Uma mancha branca, como na segunda experiência.
c) Um espectro com as cores complementares do primeiro espectro.
d) Uma mancha preta com algum colorido nas pontas.

SOLUÇÃO

8) Objeto, fendas e imagem.

O objeto A na figura ao lado é uma cruz luminosa com as quatro pontas de mesmo tamanho. A luz que sai dessa cruz passa primeiro por uma fenda horizontal e depois por uma fenda vertical. Qual das figuras abaixo representa melhor a imagem projetada na tela?

SOLUÇÃO

9) Uma lente pela metade.

A lente convergente da Figura A forma uma imagem real, invertida e ampliada na tela.

Se a lente for cortada ao meio e recolocada na mesma posiçao (Figura B), como será a imagem na tela? Escolha entre as alternativas da figura abaixo.

SOLUÇÃO

10) Mistério no corredor.

Eu estava na ponta de um longo corredor que tinha uma fileira de lâmpadas fluorescentes igualmente espaçadas. Aí, observei que todas apresentavam o mesmo brilho aos meus olhos. Isso me intrigou pois eu achava que as lâmpadas mais próximas deveriam parecer mais brilhantes. Ou não? Como explicar essa minha observação que você pode reproduzir no corredor de seu prédio ou de sua escola?

11) Bolha bolha.

A água de um aquário, por alguma razão, forma uma enorme bolha de ar. A luz de uma lanterna ideal cujo feixe é milagrosamente paralelo, incide sobre a bolha. O que acontece com o feixe de luz depois que passa pela bolha?

a) Diverge.
b) Converge.
c) Passa incólume.

12) Lente submarina.

Um palito de fósforos, visto através de uma lente biconvexa, aparece aumentado. Se o conjunto (lente e palito) for mergulhado em água, como aparecerá a imagem do palito?

a) Mais aumentada que antes.
b) Menos aumentada que antes.
c) Diminuída.
d) Igual ao objeto.