Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Seara da Ciência

Área do conteúdo

A101

A câmara apresentada é conhecida como estenopeica ou câmara pinhole, é uma máquina fotográfica sem lente. A etimologia tem por base o inglês, pin-hole, “buraco de alfinete” e é usada para referir a fotografia estenopeica.

A câmera fotográfica foi conhecida mundialmente por ter uma prática econômica e simples, pois utiliza uma caixa simples qualquer, em que não permite a penetração da luz. A engenharia da câmera apresenta uma existência de um pequeno furo (do grego stenós, estreito). É o que em português permite designar este tipo de fotografia por fotografia estenopeica.

Câmera fotográfica pinhole analógica – mecânica
Genérica – fabricação moderna para filmes 35mm
Doação Prof. Marcus Vale

O formato da câmera pinhole, consiste numa maneira de ver uma imagem real através de uma câmara escura, de um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmera, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrário.

Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno, na ordem de 0,5 mm ou menos. O obturador da câmara pinhole geralmente consiste de uma mão espalmada ou de algum material à prova de luz para cobrir e descobrir o furo.

As câmaras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmaras convencionais, devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a muitas horas.

A história do surgimento da câmera pinhole, é datada em meados do século XIX, mas é resultado de um estudo de séculos, que tem início na Antiguidade. Das tentativas de construir uma máquina capaz de captura imagens, podemos considerar as experiências realizadas pelo chinês Mo Ti que remontam a 400 a.C. como a primeira estrutura com um conceito de câmera escura portátil.

Passando por uma fase em que o invento de Kepler era usado pelos pintores da altura (sec. XVII) para fazerem os seus quadros, só em 1826, com Niepce é que nasce a primeira fotografia permanente, a primeira imagem pinhole que existe. Foi o início de uma era de fotografia que ainda não acabou, e que se mantem tão atual. Muitos fotógrafos continuam a trabalhar usando estas mesmas técnicas e processos de fotografar.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo