Seara da Ciência realiza jornada de lançamento de foguetes produzidos por estudantes de ensino fundamental e médio
Data da publicação: 25 de maio de 2023 Categoria: astronomia, divulgação científica, eventos, notíciasA Seara da Ciência, Coordenadoria de Extensão a Universidade Federal do Ceará, realizou, no último sábado (20), a 4ª Jornada Cearense de Foguetes (JCF), em parceria com o 14º Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14° GEABEG), que tem sede na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), onde aconteceu a atividade.
O evento de divulgação científica e tecnológica é voltado a estudantes de ensino fundamental e médio, com ênfase na astronáutica.
O propósito da atividade é que estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1º ao 3º ano) construam foguetes de garrafa PET que obtenham o maior alcance possível durante o lançamento dos projéteis. As equipes são divididas em duas modalidades, de acordo com o grau de conhecimento dos participantes: na primeira modalidade, crianças e jovens do ensino fundamental II lançam foguetes à base de pressão e água, e na segunda, jovens do ensino médio lançam foguetes à base de pressão e reação química.
Ao todo, participaram 117 equipes, formadas por três alunos e um professor, de escolas públicas e privadas de 18 municípios do Ceará. Os campeões das medalhas de ouro, prata e bronze das modalidades de nível fundamental foram, respectivamente, as equipes Astro RQ 1, do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros; Litlle boy, da escola estadual de tempo integral Senador Carlos Jereissati; e Igardênicos 1, da escola municipal profissionalizante Profª Igardene Fonteles de Araújo. Já no nível médio, ganharam as equipes Astro Girls, do Colégio 7 de Setembro; DGJ-B3, da escola municipal Enéas Olímpio da Silva; e Kepler’s, do Colégio Farias Brito. Os vencedores competirão na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
O Prof. Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência, enfatiza que esse tipo de evento é o que a Seara sabe fazer de melhor. “A nossa missão é levar a ciência onde o povo está. Divulgar e popularizar. Porque não é verdade que as pessoas não gostam de ciência, as pessoas às vezes não conhecem ciência”, declarou.
Confira o que Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência, e Noemy Ferré, chefe-escoteira do 14º Grupo de Escoteiros do Ar, falam sobre a importância da Jornada Cearense de Foguetes:
“É incrível estar aqui, apesar da viagem de cinco horas da minha cidade até aqui, mas é muito gratificante”, declara Evelyn Rodrigues, estudante de ensino médio de escola de tempo integral, no município de Iracema, a 280 quilômetros de Fortaleza. Para ela, um dos pontos mais importantes do evento é a interação entre os participantes: “Tem toda a experiência de conhecer pessoas novas. É aquilo de [perguntar] ‘nossa, como você fez?’ e trocar conhecimentos”.
Veja a seguir o que professor e estudante falam sobre a experiência de participar da Jornada Cearense de Foguetes:
Além dos lançamentos, o evento contou com palestras, exposições e apresentação da Camerata de Cordas da UFC. A atividade teve apoio da Agência Espacial Brasileira, da Base Aérea de Fortaleza e do Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre outras instituições.
Fonte: Seara da Ciência da UFC – fone: (85) 3366 9294/3366 9245
Com informações da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa)