Asteroid Day SEARA

Data de publicação: 20 de julho de 2023. Categoria: astronomia, divulgação científica, eventos, notícias, Sem categoria

A Seara da Ciência celebrou o Asteroid Day (Dia do Asteroide) no dia 26 de julho e com dezenas de entusiastas da astronomia em uma programação diversa, com palestras sobre asteroides e meteoritos, visitação ao museu do telescópio, exposição de meteoritos e observação astronômica. O evento foi aberto ao público de forma gratuita mediante inscrição neste link. As vagas foram limitadas a 200 pessoas. Confira a programação completa:

14h Abertura
14h20 Identificação de meteoritos – como diferenciar rochas terrestres. Palestrante: Heliomarzio moreira
15h10 Exposição de meteoritos
15h40 Intervalo
16H Asteroid bennu. Palestrante: Nicolinha
16H50 Da luneta de galileu aos telescópios voadores. Palestrante: Dermeval Carneiro
17H40 Visita ao Museu dos Telescópios
18H Intervalo
18H30 Observação noturna

O Asteroid Day é um evento global que acontece todos os anos e que tem como missão divulgar e ensinar o público sobre os asteroides, o papel destes na formação do nosso sistema solar e a importância de defender nosso planeta de futuros possíveis impactos. Os eventos são organizados de forma independente por museus, agências espaciais, universidades, clubes e educadores entusiasmados em todo o mundo para pessoas de todas as idades.

Na ocasião, o evento foi aberto pelo coordenador da Seara da Ciência, prof Ilde Guedes, seguido da fala da profa Elizabeth Daher, Pró Reitora de Extensão, e dos organizadores do evento, prof Thiago Henrique e Alana Nascimento (coordenadora do Asteroid Day no Ceará). Nas falas, foram destacadas a importância de se fazer divulgação científica e o papel da astronomia para a formação dos jovens. Foi também feita uma apresentação acerca da temática do evento, trazendo algumas curiosidades sobre a criação do Asteroid Day. A programação seguiu com a apresentação de palestras, a exposição de meteoritos e de telescópios, e com a observação da Lua. Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de conhecer o Salão de Exposição da Seara e a Exposição Caatinga um novo olhar.

Da esquerda para a direita: Prof Paulo Andrade, divulgador científico do Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara (Roraima); prof Ilde Guedes, coordenador da Seara da Ciência; profa Elizabeth Daher, Pró Reitora de Extensão da UFC. (Foto: Heliomarzio Moreira)

Alana Nascimento, coordenadora do Asteroid Day no Ceará e uma das organizadoras do evento na Seara da Ciência. (Foto: Heliomarzio Moreira)

Prof Thiago Henrique, coordenador/organizador do evento na Seara da Ciência, entregando exemplares do livro “Astronomia para amadores” para as crianças presentes no evento. (Foto: Heliomarzio Moreira)

Prof Heliomarzio Moreira com a palestra “Identificação de meteoritos – como diferenciar rochas terrestres”. (Foto: Sabrina Rocha)