Seara da Ciência participa de visita técnica durante o III Festival de Mini Foguetes do Nordeste
Data da publicação: 13 de agosto de 2025 Categoria: astronomia, divulgação científica, eventos, Sem categoriaNo último 4 de agosto, a equipe de Astronomia da Seara da Ciência participou de uma visita técnica oferecida aos competidores do III Festival de Mini Foguetes do Nordeste da Federação Aeroespacial do Nordeste (FAERNE) no Rádio-Observatório Espacial do Nordeste (ROEN), localizado na cidade de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. O complexo conta com duas antenas, uma de 14,2 metros e outra de 12 metros de diâmetro, e é considerado um dos principais equipamentos de geodésia espacial do mundo, observando principalmente sinais provenientes de fontes como quasares.

Equipe de visitantes participantes do III Festival de Minifoguetes do Nordeste ao ROEN, localizado no Eusébio. Foto: Sarah e Levi
O ROEN desenvolve pesquisas nas áreas de geodinâmica, geomagnetismo, astrofísica, física da ionosfera e processamento inteligente de sinais. É fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, contando ainda com a cooperação internacional da NASA.

Eng. Adeildo Sombra, da Universidade Pesbiteriana Mackenzie, apresentando a sala de comando. Como exemplo, realizou apontamentos para alvos especiais do Universo.
A atividade foi promovida como parte da programação oficial do evento, reuniu competidores, estudantes, pesquisadores e entusiastas da astronáutica para conhecer de perto estruturas, tecnologias e processos ligados ao monitoramento de lançamento de foguetes. Representantes da Astroseara, equipe de Astronomia da Seara, auxiliaram na organização da visita, acompanhando os membros da FAERNE e contribuindo para a experiência ser proveitosa para todos os participantes.

Jackson Henrique, membro da Astroseara, em visita técnica ao ROEN. Foto: Patrick Carneiro.
Ao longo do percurso, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com profissionais da área, conhecer as instalações e equipamentos, tirar dúvidas e observar na prática conceitos aplicados à ciência e à engenharia. A recepção foi feita por Arnóbio de Mendonça, Adeildo Sombra e Kelvin Oliveira, membros do ROEN .

Arnóbio de Mendonça (INPE) e Kelvin Oliveira (Universidade Presbiteriana Mackenzie) apresentando um mapa de décadas atrás do esquema de monitoramento realizado pela antenas do ROEN de foguetes lançados da Guiana Francesa. Foto: Sarah e Levi

Visita técnica guiada às instalaçãoes do ROEN. Foto: Sarah e Levi.
Eventos como este têm papel fundamental na promoção da cultura científica ao aproximarem o público de tecnologias e conhecimentos para além das salas de aula e dos laboratórios. Ao oferecer contato direto com o ambiente técnico e científico, eles despertam o interesse por carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e incentivam a formação de novas gerações de pesquisadores e profissionais qualificados.
A Seara da Ciência reafirma, assim, seu compromisso em estimular a curiosidade científica e apoiar iniciativas que fortaleçam a educação e a divulgação científica no Nordeste.

Membros da Astroseara. Patrick Carneiro, Jackson Henrique e Anna Vitória.