Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Seara da Ciência

Área do conteúdo

Cola de caseína

QUÍMICA

COLA DE CASEÍNA

Objetivo

Preparar cola utilizando leite como matéria prima.

Descrição

O leite de é composto de 87,1% de água, 3,4% de proteínas, 3,9% de gordura, 4,9% de carboidratos (açúcares) e 0,7% de sais minerais, além de várias vitaminas. É importante salientar que o leite, apesar de líquido, apresenta uma quantidade menor de água em sua composição que muitos vegetais como o chuchu (91,5%), a melancia (93,9) e o pepino (95,5%) que são sólidos. Esta composição torna o leite um dos alimentos mais ricos nutricionalmente. A gordura está presente como emulsão de pequenos glóbulos, a maior parte das proteínas estão na forma de uma suspensão coloidal e o resto dos componentes está realmente dissolvido formando uma solução. As proteínas são macromoléculas constituídas de unidades de aminoácidos. A caseína é a principal proteína presente do leite (cerca de 80% de todas as proteínas).

Material

2 béqueres de 200mL.
1 proveta de 50mL.
30mL de vinagre (ácido acético).
1 pedaço de pano de aproximadamente 30cm x 30cm;( malha de algodão dá bons resultados).
1g de bicarbonato de sódio (NaHCO3).
125mL de leite desnatado.
Bastão de vidro ou palito de sorvete.
Papel toalha ou jornal
Observação: O béquer pode ser substituído por um copo de vidro e a pipeta por seringa descartável.

Procedimento

Adicione 30mL de vinagre nos 125mL de leite desnatado e agite bem com o bastão de vidro ou palito de sorvete.

Coloque o pedaço de pano sobre o segundo béquer e coe a mistura de caseína e soro obtidos. Este procedimento é lento e pode ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas, sempre com a posterior retirada da caseína.

As porções de caseína (quase secas) devem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha ou jornal para que a umidade da massa obtida seja reduzida.

Após a separação da caseína, que deverá ter uma consistência semelhante a de um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até se obter uma mistura homogênea. Acrescente 10ml de água e agite até que toda a massa seja dissolvida.

Análise

A caseína é bastante solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. Sua solubilidade é fortemente afetada pela adição de ácidos que, pela redução do pH, que reduz a presença de cargas na molécula, que leva a precipitação. Esta redução de pH provoca a perda do cálcio, na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado do soro.

Como a caseína se tornou insolúvel em água ao adicionarmos o vinagre, precisamos dissolvê-la para podermos usá-la como cola. Para se tornar a caseína solúvel novamente (pelo menos o suficiente para se obter uma pasta), nós devemos neutralizar o ácido adicionado com bicarbonato de sódio, que é uma base. Observa-se uma liberação de bolhas. Essas bolhas são o resultado da reação do ácido acético contido no vinagre e o bicarbonato de sódio. O gás liberado é o CO2(gás carbônico).

A adição de bicarbonato de sódio leva também à formação da caseína de sódio, que tem propriedades adesivas, além de eliminar resíduos de ácido do vinagre. Utilize pequenos pedaços de madeira ou de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em alguns minutos. Divida a cola restante em duas porções e armazene em frascos com tampa. Em um deles, adicione algumas gotas de merthiolate incolor. Feche e agite. Guarde os dois frascos por quinze dias (não coloque em geladeira) e após este período, abra-os e observe. Teste a cola que foi conservada com merthiolate e verifique se ela mantém propriedades adesivas.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo