Abertas as inscrições para a 2ª Jornada Cearense de Foguetes

Data de publicação: 23 de abril de 2019. Categoria: Sem categoria

Atenção futuros astronautas, cientistas e engenheiros aerospaciais. Estão abertas as inscrições para a 2ª Jornada Cearense de Foguetes. Esse ano tem novidade, a JFC ocorrerá na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). O evento é uma realização da Seara da Ciência, órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio do Planetário Rubens de Azevedo, do 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG), da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O intuito do evento é estimular a aplicação prática das ciências de maneira prazerosa e divertida, além de reunir professores e alunos de todo o Estado do Ceará para formar comunidades e compartilhar experiências científicas. Podem participar alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º terceiro ano de ensino médio (alunos que já concluíram o ensino médio porém continuam vinculados à instituição de conclusão também podem participar) e jovens escoteiros. Os foguetes são constituídos de garrafas PET e propelidos a água ou bicarbonato de sódio e vinagre. O lançamento dos foguetes deve ser oblíquo com premiação simbólica com um troféu para as equipes que conseguirem os maiores alcances.

Data: 11 de maio de 2019
Horário: 8:00 as 15:00
Local: Base Aérea de Fortaleza, Av. Borges de Melo, 205, Aerolândia.

Para mais informações, consultar o regulamento do evento, disponível no seguinte link:

Atenciosamente,

Prof. Dr. Ednardo Rodrigues
Organizador Geral da JCF
Professor de Astronomia da Seara da Ciência / UFC
Colaborador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Prof. Dermeval Carneiro
Diretor do Planetário Rubens de Azevedo