O Cavaleiro do Morro do Moinho: a saga de Rodolpho Theóphilo contra a varíola em Fortaleza

Data de publicação: 23 de maio de 2020. Categoria: divulgação científica, notícias, saúde

O Núcleo de Produção Audiovisual da Seara da Ciência preparou mais um vídeo: O Cavaleiro do Morro do Moinho – a saga de Rodolpho Theóphilo contra a varíola em Fortaleza.

Rodolpho Theóphilo foi um cearense por opção. Nascido na Bahia em 1853, ele foi trazido pelos pais para o Ceará após um mês de vida. No auge da juventude, retorna para a Bahia para estudar e apenas então descobriu que nascera na Bahia, informação dada por um Professor que o achou muito parecido com seu pai, de quem tinha sido colega. De volta ao Ceará após se formar em Farmácia em 1875, Rodolpho foi testemunha da pior crise de saúde pública vivenciada em Fortaleza, a epidemia de varíola que se associou à seca de 1877-1879. Alguns anos após, Rodolpho resolveu criar seu próprio instituto para vacinar, gratuitamente, a população de Fortaleza.

Vale lembrar o trabalho do jornalista Lira Neto como outra importante referência sobre Rodolpho Theóphilo. Aproveitamos para veicular aqui o documentário que a Seara da Ciência já produziu sobre ele.

Os dois vídeos estão logo abaixo:

Entrevista com Lira Neto sobre o livro O Poder e a Peste (Coleção Santo de Casa)