Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Seara da Ciência

Área do conteúdo

A149

Câmera Fotográfica
Drepy Camera
Doação Antônio Alencar Sobrinho Júnior

André Ernest Pierrat, foi o fabricante desta câmera de fole na segunda metade da década de 1940 até a década de 1960. Drepy é uma palavra formada pelas 3 letras finais de AnDRE e as 2 primeiras de PIerrat.
Toda a produção de Drepy é baseada em modelo câmera de fole.
Um artigo do Le Photographe (março de 1946) diz que “ela foi concebida entre 1940 e 1942, durante a ocupação alemã, o que

É uma câmera bem feita, toda em metal e revestida de couro. Apesar do período difícil, os materiais utilizados são de alta qualidade. Por exemplo, os foles são feitos de couro genuíno em vez de tecido usado por alguns concorrentes. Todos os componentes da câmera, seja o fole ou a lente, são fabricados dentro da empresa. André Pierrat entrou com um pedido de patente em 1945 para melhorias nos obturadores de lentes fotográficas (918.646) e em 1948 para um obturador central atrasado (975.026). A câmera é dobrável 6 x 9, geralmente também 4,5 x 6, e aceita filmes 120 e 620. O mecanismo de dobragem é automático. O obturador está engatilhado na lente, mas o botão de liberação está no corpo da câmera. A câmera está equipada com um recurso de segurança que requer o avanço do filme antes que o obturador possa ser liberado.
As lentes e obturadores têm nomes que começam com “Dre”. Drestop é o nome usado para as persianas, que foi registrado em 11 de julho de 1945, ao mesmo tempo que a marca Drépy. Drestyl e Destar são nomes de lentes. Até 1953, os modelos tinham um visor dobrável fixado em um lado da câmera. Mais tarde, um capuz incorporando um telêmetro/visor e o botão de liberação cobre completamente o lado, incentivando o uso horizontal.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo