D403

Filmadora Super-8
Canon – Mod. Auto Zoom 1014 Eletronic – Lente Macro Zoom 7 – 70mm 1:1.4
Doação Prof. Marcus Vale
A Câmara Super-8 Canon Auto Zoom 1014 Electronic é até hoje considerada uma das melhores filmadoras já fabricadas pela Canon para cartuchos Super-8mm, pois possui uma gama completa de funções criativas e um sistema de alimentação de película da melhor qualidade para o registro de imagens com o objetivo de satisfazer as necessidades de colecionadores, estudantes de cinema, profissionais do audiovisual, rádio e TV, jornalismo e, além é claro, de cineastas profissionais.
A câmara vem equipada com uma lente de zoom f/1.4 10x, sistema TTL servo EE, capacidade de disparo macro, controle de obturação variável para fading, mecanismo que rebobina o filme para realização do lap dissolve, liberação magnética para controle remoto e flash sincronizado.
O filme Super 8 mm é um formato cinematográfico desenvolvido nos anos 1960 e lançado no mercado em 1965 pela Kodak, como um aperfeiçoamento do antigo formato 8 mm, mantendo a mesma bitola. O filme tem 8 milímetros de largura, exatamente o mesmo que o antigo padrão 8 mm, mas tem perfurações menores e apenas de um lado, permitindo um aumento na área de exposição da película. Portanto, mais qualidade de imagem. O formato Super-8 ainda reserva uma área, no lado oposto ao das perfurações, onde uma pista magnética permite a gravação sincronizada do som. O filme Super-8 da Kodak é distribuído em cartuchos plásticos à prova de luz contendo dois batoques coaxiais, um para o filme virgem e outro para o filme exposto, carregados com 50 pés de filme. Estes 3600 fotogramas permitem 2 minutos e 30 segundos de exposição ao padrão profissional de 24 quadros por segundo, ou 3 minutos e 20 segundos ao padrão alternativo (amador) de 18 quadros por segundo. Durante algum tempo, a Kodak também colocou no mercado um cartucho Super-8 de 200 pés, com 4 vezes mais filme, que podia ser carregado em câmaras especiais O cartucho de Super-8 pode ser carregado na câmara em poucos segundos, sem a necessidade de tocar no filme. Além disso, um código de entalhes na face interna dos cartuchos permite que a câmara identifique a sensibilidade do filme para ajuste automático.