Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Seara da Ciência

Área do conteúdo

Apostilas eletrônicas da Dona FiFi

Dona Fifi aos 19 anos.

Dona Fifi (Maria Efigênia Gomes de Alencar), filha de rica família de Sobral, foi mandada a Viena, no comecinho da década de 30, para estudar piano com um famoso maestro. Quiseram os fados, porém, que ela conhecesse e se enamorasse de um certo Max, físico e boêmio de prestígio na cidade. O romance não prosperou, mas, a moça tomou gosto pela ciência e acompanhou, in loco, o desabrochar da Mecânica Quântica na Europa. Voltou ao Brasil às vésperas da Segunda Guerra, casou, enviuvou, e teve nove filhos, vinte e dois netos e oito bisnetos. Nunca perdeu o interesse pela ciência e, durante muitos anos, manteve uma intensa correspondência com alguns figurões que conheceu nessa época. Com o tempo, esses correspondentes foram desaparecendo, infelizmente.
Dona Fifi faleceu recentemente aos 99 anos em seu sítio na Meruoca. Tivemos a sorte de receber, de uma de suas filhas, um farto conjunto de textos que ela deixou e que estamos editando para continuar publicando como novas Apostilas.

 

Algumas das pessoas nessa foto foram correspondentes de Dona Fifi

 

Veja, abaixo, a lista de apostilas de Dona Fifi que já publicamos. Esteja atento, pois novas apostilas deverão ser publicadas em breve.

Exibir subpáginas.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo