Som
1) O trenzinho do caipira
Se você leu nossa discussão sobre o Efeito Doppler, essa questão é fácil.
O apito do trenzinho produz a nota RE, com freqüência de 288 hertz, quando o trenzinho está parado. A menina vê o trem se aproximar com mais de 100 km/h, passar por ela e depois se afastar. Qual dos 4 gráficos, 1, 2, 3 ou 4, melhor representa a variação do tom do apito, conforme é ouvido pela menina?
2) Os sons da marimba
As pranchas de madeira A e B estão apoiadas entre dois trilhos paralelos, formando uma pequena marimba ou xilofone. Golpeando as pranchas com o martelete obtemos sons. Comparando os sons obtidos, podemos afirmar:
a) O som de A é mais agudo que o som de B.
b) O som de A é mais grave que o som de B.
c) O som de A tem a mesma tonalidade que o som de B.
3) Poluição sonora
Quando o altofalante da esquerda está ligado e o da direita está desligado, o medidor no centro mede 90 decibéis (90 dB). Quando o altofalante da direita está ligado e o da esqueda está desligado, o medidor também acusa 90 dB.
Se ambos os altofalantes forem ligados, o que dirá o medidor?
a) Mostra os mesmos 90 dB, isto é, não muda.
b) Mostra um valor maior que 90 dB e menor que 100 dB.
c) Mostra um valor maior que 100 dB e menor que 180 dB.
d) Mostra 180 dB.
4) Flauta pan
Dois tubos de alumínio têm mesmo diâmetro e comprimento, mas, um deles é fechado em uma das extremidades. Soprando com força na extremidade aberta de cada um deles, o que se ouve?
a) O som do tubo aberto (A) é mais agudo que o som do tubo fechado (B).
b) O som do tubo aberto (A) é mais grave que o som do tubo fechado (B).
c) Os dois sons são iguais em tonalidade.