Cone e cilindro
EXPERIMENTO INTERATIVO
CONE ANTI GRAVIDADE
Um cone apoiado em dois trilhos não paralelos parece desafiar a gravidade e subir uma ladeira.
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO:
O experimento consiste em dois trilhos de madeira, não paralelos e inclinados em relação à horizontal. O ponto A está acima do ponto B. Dois objetos estão sobre os trilhos: um cilindro e um cone.
Deslocando o cilindro até a posição mais alta dos trilhos (junto ao cone), ele rola para baixo, como deveria. Mas, ao tentar fazer o mesmo com o cone, verificamos que ele tende a rolar na direção oposta, aparentemente “subindo a ladeira”, contra a gravidade.
DISCUSSÃO TEÓRICA:
O entendimento deste experimento é simples. Basta observar com cuidado o movimento de cada objeto. No cilindro, enquanto rola, o centro de gravidade fica sempre acima e paralelo aos trilhos. É claro que o centro de gravidade de um cilindro está na linha longitudinal que define a simetria do objeto.
No cone, porém, ao rolar, o centro de gravidade pode ficar abaixo dos trilhos. O experimentador, portanto, deve observar que o centro de gravidade do cone desce, na verdade, quando o cone inteiro parece “subir” nos trilhos. A figura abaixo ilustra estes movimentos do cilindro e de cone.
Esta ilusão é puramente mecânica e não tem nada de “ilusão ótica”. Consta que em Minas Gerais existe uma cidade onde os carros parecem “subir uma ladeira”. Neste caso, porém, trata-se de uma ilusão causada pela perspectiva.
SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:
Este é mais um experimento fácil de reproduzir com objetos caseiros. O cone e o cilindro podem ser feitos de cartolina e os trilhos podem ser réguas apoiadas em livros. O importante é envolver os alunos na atividade.