Citologia: produção de oxigênio
BIOLOGIA
Citologia: produção de oxigênio
Objetivo
Atestar a produção de oxigênio durante a fotossítese.
Descrição
A fotossíntese é um processo em que organismos autótrofos, tais como os vegetais, as algas unicelulares e algumas bactérias, produzem moléculas orgânicas a partir de gás carbônico (CO2) e água (H2O), com o uso de energia luminosa. É representada, classicamente, pela reação:
O experimento visa, por meio de incidência de raios luminosos sobre uma planta, verificar a formação de oxigênio a ser coletado em um recipiente apropriado.
Material
1 tubo de ensaio.
1 frasco de vidro com capacidade para 2 litros de água.
1 funil de vidro.
Ramos da planta aquática elódea.
Procedimento
No frasco com água, coloque ramos de elódea e em seguida cubra-os com o funil. Encha com água e, tampando a boca com o dedo mergulhe-o na água sobre o funil. Leve o sistema ao sol ou exponha-o a outro tipo de luz intensa. Ocorrerá a consequente formação de bolhas no tubo. Passadas algumas horas, retire o tubo e acenda um palito de fósforo e introduza-o no frasco. A chama do fósforo aumentará, demonstrando que o gás acumulado no interior do tubo é o oxigênio.
Análise
Na fotossíntese, a energia luminosa absorvida é convertida em energia química no ATP (adenosina trifosfato). Ao mesmo tempo, ocorre a quebra das moléculas da água em hidrogênio e oxigênio, sendo que somente o oxigênio é liberado pela planta.
Esquema do experimento:
Dicas
Para aumentar a concentração de gás carbônico na água, adicione água mineral gaseificada.
A elódea pode ser encontrada em lojas de ornamentação de aquários.