Água, vinho e cerveja
QUÍMICA
Água, vinho e cerveja
Objetivo
Simular a obtenção de produtos conhecidos por meio da adição de indicador de meio básico e da ocorrência de reação de decomposição.
Descrição
Coloque em uma garrafa uma solução de peróxido de hidrogênio e algumas gotas de detergente e associe esta mistura em um copo contendo alguns cristais de iodeto de potássio. A reação produz efeito de espuma e surgimento de cor amarelada na solução, semelhante à cerveja.
Em outra garrafa, coloque solução de fenolftaleína diluída em água e associe essa mistura em um copo contendo hidróxido de sódio. A reação produz cor vermelha, muito semelhante ao vinho tinto.
Material
2 copos e 2 garrafas.
Espátula.
Cristais de hidróxido de sódio.
Solução de fenoltaleína diluída.
Solução de peróxido de hidrogênio 3% ou água oxigenada 10 volumes.
Detergente, de preferência incolor ou amarelo.
Cristais de iodeto de potássio.
Procedimento
Proceder como descrito acima.
Análise
Quando se adiciona a solução de base na solução de fenolftaleína (indicador de meio básico) esta sofre mudança de coloração para o rosa avermelhado, cor característica de pH básico. Quando se adiciona solução de peróxido de hidrogênio aos cristais de iodeto de potássio, essa substância acelera a decomposição da água oxigenada, produzindo gás oxigênio e água. As gotas de detergente dispersas no meio aprisionam o gás em bolhas, formando-se a espuma.
Dicas
Não consuma os líquidos produzidos, eles são reagentes químicos que podem ser prejudiciais à saúde.
Cuidado ao manusear o hidróxido de sódio que pode provocar queimaduras.
Use luvas ao preparar o experimento.