Seara da Ciência oferece curso FAÇA VOCÊ MESMO: restauração de instrumentos musicais: violão, cavaquinho e bandolim

3 de November de 2019

A profissão de luthier é de grande importância no universo da música mas, de certa forma, ainda pouco conhecida. Numa sociedade muito musical como a nossa e num país em que as poucas empresas que produzem instrumentos o façam em série, ser luthier é um privilégio e, ao mesmo tempo, um desafio, dado o nível de especialização que requer e a falta de instituições que proporcionem o aprendizado.

Um luthier construindo violões (Foto: Jo Dusepo)

O luthier tanto constrói, como restaura os mais diversos instrumentos, como o violão (de 6 e de 7 cordas), o cavaquinho, o bandolim, a guitarra e o baixo, apenas para citar os mais conhecidos, além dos instrumentos de sopro (clarineta, sax, trompete, trombone de vara e outros) e de cordas friccionadas (violino, viola, cello e contrabaixo).

Sendo assim, a Seara da Ciência sediará um curso de restauração de instrumentos musicais: violão, cavaquinho e bandolim. O principal objetivo do curso é traçar um panorama da profissão de luthier, abordando a parte de construção e de restauração, fazendo uma abordagem teórica e histórica, dando ênfase, neste primeiro projeto, à restauração de algumas partes do violão, do cavaquinho e do bandolim.

No curso, serão abordados temas como:

  • Abordagem da segurança no trabalho.
  • Panorama da construção de cada parte do violão/cavaquinho/bandolim.
  • O princípio de afinação baseado no tamanho da corda (violão e cavaquinho).
  • Como restaurar e colar cavaletes do violão e do cavaquinho.
  • Como retificar trastes, pestanas e rastilhos.

O curso de restauração FAÇA VOCÊ MESMO estará disponível para um público de 08 (oito) participantes, de 18 a 22 de novembro de 2019, das 15h às 18h, na Seara da Ciência.

Um desses dias será reservado para rápida abordagem teórica de “Acústica” e “Afinação baseada no tamanho da corda”, que será ministrada por um Professor de Física da Seara da Ciência.

O curso será ministrado por:

Paulo de Tarso Pardal (luthier)

Paulo de Tarso Pardal (Foto: Airton Maranhão, TV Russas)

Luthier há vários anos, Pardal já construiu instrumentos musicais para artistas como Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino, Pedro Ventura, Macaúba, Mimi Rocha, dentre outros. É também compositor, músico, escritor, poeta e professor.

Para realizar a inscrição, preencha um formulário disponibilizado abaixo:

INSCREVA-SE AQUI

As inscrições estarão abertas até o dia 14 de novembro de 2019, mas podem ser encerradas com antecedência a depender da ocupação das vagas previstas (oito).

Se você tiver algum instrumento destes que precise de reparo, traga-o e FAÇA VOCÊ MESMO! Você aprenderá fazendo.