Solução Questão 1 – Eletricidade e Magnetismo

1) Campo elétrico em um ponto distante
Solução:

Deve ter a direção de E2.

Se você respondeu E1 seu raciocínio deve ter sido o seguinte:
No instante t0 uma carga de prova em P não pode saber que a carga q está na origem pois essa informação viaja, no máximo, com a velocidade da luz. Nesse instante, ela deve sofrer a influência de q em uma posição anterior.
Portanto, diz você, E1 é a melhor escolha.

Se você disse isso, você está errado.
A direção do campo em P, devido à carga q, no instante t0, é a direção de E2; isto é, o campo aponta diretamente para o ponto onde q se encontra em t0, que é a origem.

O valor de E2, porém, é diferente do valor que o campo teria se a carga q estivesse em repouso na origem (campo eletrostático). Dependendo do ângulo entre r e x esse valor pode ser maior, igual ou menor que o valor do campo eletrostático, por causa da correção relativística. Mas, a direção é a mesma que a direção do campo eletrostático.

Para saber mais sobre esse resultado, leia o segundo volume da coleção Berkeley, Eletricidade e Magnetismo, Cap. 5. Esse livro, escrito por Edward M. Purcell, é uma obra prima da literatura de Física.