Solução Questão 5 – Fluidos
5) Pressão de vapor e ar comprimido
Solução:
A pressão de vapor aumenta um pouco.
Há uma crença (falsa!) de que a pressão de vapor é determinada pelas condições do ar onde o vapor está diluído. Na verdade, a influência das condições do ar (pressão, densidade, etc) é praticamente nula, se a temperatura não variar. Quem determina, principalmente, a pressão de vapor no ar são as condições no líquido.
Por exemplo, se a densidade do líquido for alterada dissolvendo-se sal nele, a pressão de vapor cai sensivelmente. Essa é a chamada Lei de Raoult.
Aumentar bastante a pressão do ar faz aumentar um pouquinho a pressão de vapor por razões indiretas. O aumento da pressão do ar implica em um aumento da pressão no líquido com consequente aumento da densidade. Esse aumento da densidade é pequeno já que o líquido é muito incompressível. De qualquer modo, isso faz diminuir a energia necessária para que uma molécula de água se evapore da superfície. A taxa de evaporação aumenta, fazendo assim aumentar a pressão de vapor. A taxa de condensação, por sua vez, tende a diminuir (muito levemente) com o aumento da pressão do ar.
Esses efeitos combinados fazem aumentar um pouquinho a pressão de vapor da água em equilíbrio acima da superfície que separa o líquido do gás.