Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Seara da Ciência

Área do conteúdo

Osmose no ovo

BIOLOGIA

Osmose no ovo

Objetivo

Compreender e observar macroscopicamente um transporte passivo muito conhecido: osmose.

Descrição

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.

A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.

A osmose pode ser dividida em dois tipos:

1) exosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior;
2) endosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior.

A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo.

Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume (estado de turgência).

Material

1 ovo de galinha;
1 copo;
1 solução concetrada(pode ser um suco artificial bem concentrado).

Procedimento

Quebre o ovo na parte longitudinal mais extreita para que seja removida o conteúdo interno(clara e gema);
Na outra extremidade, dê uma leve “batida” para a retirada da casca cuidadosamente deixando a membrana esbranquiçada que envolve o ovo intacta; conforme a figura ao lado:

Coloque cerca de ¾ do volume do copo de água;
Ponha um pouco da solução concentrada dentro do ovo;
Coloque o ovo dentro do copo d’água; (cuidado para que o ovo não vire e entre água dentro do mesmo);
Espere por aproximadamente 40minutos e observe.

Análise

A solução concentrada encontrada dentro do ovo é hipertônica em relação a água que está no copo. Como o meio mais favorável energeticamente é o meio isotônico, ocorrerá a migração da água para ovo através da membrana semipermeável até atingir o equílibrio, ou seja, o meio do sistema ficar isotônico. Essa membrana não permite a migração de moléculas maiores como o soluto. Nota-se a realização da osmose macroscopicamente pela diluíção da solução concentrada e o aumento do volume da mesma.

Dica

È necessário que o copo utilizado nesse experimento seja extreito, ou melhor, proporcional a expessura do ovo, a fim de se evitar que ele vire.