VÍDEO

A Seara da Ciência produz vídeos para uso de estudantes, professores e do público em geral. Os títulos listados a seguir estão disponíveis aos interessados.

Série IMORTAIS DA CIÊNCIA

Série de vídeos associados à coleção IMORTAIS DA CIÊNCIA, produzida pela Editora Odysseus. Os vídeos foram feitos a partir de palestras apresentadas por autores de alguns desses livros.

ALBERT EINSTEIN

NIELS BOHR

SCHROEDINGER e HEISENBERG

 

BIOQUÍMICA – FICANDO POR DENTRO

Vídeo com efeitos especiais mostrando a importância de cada órgão do corpo humano.


SANTO DE CASA

Coleção de DVDs abordando a vida e o trabalho de cientistas cearenses.

Os vídeos completos estão disponíveis abaixo gratuitamente para professores e outros interessados.

ABREU MATOS (370 MB): Criador do projeto Farmácias Vivas.

EXPEDITO PARENTE (380 MB): Incentivador do uso do biodiesel.

RODOLPHO THEOPHILO (410 MB): Erradicou a varíola no Ceará.

MARLÚCIA SANTIAGO (370 MB): Usa carbono 14 para estudar as águas do nordeste.

MIGUEL CUNHA (410 MB): Grande formador de talentos.

 

TINTIM POR TINTIM

Essa coleção de CDs e DVDs trata dos temas abordados na seção de mesmo nome da página da Seara na internet. Cada vídeo tratará de um conceito científico usando linguagem acessível a estudantes do ensino médio. No momento, estamos disponibilizando o primeiro da série. Os demais estão em fase de montagem.

CENTRO DE GRAVIDADE E EQUILÍBRIO (27 MB): Onde está o centro de seu estado?.

HISTÓRIA DO CONHECIMENTO: Programa em Flash mostrando a História do Conhecimento em ordem cronológica.

QUÍMICA DO COTIDIANO: Vídeo mostrando a importância da química no cotidiano das pessoas.

UMA BALEIA NA SEARA: Esse vídeo mostra todo o processo de instalação da ossada de uma baleia cachalote no Salão de Exposições da Seara. Começa com o enterro e posterior desenterro do animal, em uma praia do Trairi, passando pela limpeza e preparação da ossada e posterior montagem no Salão. O arquivo tem 300 MBytes.

 

SEARA EM LIBRAS

POEIRA ESTELAR (em Libras)
Poeira Estelar é um vídeo de ficção científica, sem fins comerciais, baseado em peça produzida pelo Grupo de Teatro da Seara da Ciência, órgão de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará. Dalila é uma garota que tem o desejo de viajar pelo Universo e acaba conhecendo novos amigos interplanetários. Assim como Dalila, todas as demais personagens se expressam exclusivamente em LIBRAS uma vez que o filme é voltado para estudantes surdos, por isso não possui trilha sonora, embora possua legendas em Português. A obra resulta de parceria entre a Seara da Ciência e a Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, em função da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (edição 2018) promovida pelo CNPq. Aventure-se também nessa viagem!

 

VÍDEOS COMERCIAIS DISPONÍVEIS NA VIDEOTECA DA SEARA

A Seara dispõe de uma ampla coleção de vídeos comerciais tratando de temas sobre ciência e tecnologia, que estão à disposição de estudantes e professores – e de quem mais se interesse – para assistir na Sala de Vídeo de nossa sede, no Benfica. Os vídeos estão disponíveis de 8:00 às 18:00.
A LISTA DE VÍDEOS pode ser vista no link abaixo.

Exibir: subpáginas.