Veja como foi a 2ª Jornada Cearense de Foguetes!

Data de publicação: 15 de maio de 2019. Categoria: Sem categoria

A 2ª Jornada Cearense de Foguetes (11 de maio de 2019) foi realizada pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará em parceria com o 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG). Com o objetivo estimular a participação de jovens a desenvolverem atividades de Ciências e Astronáutica.

Participaram estudantes e escoteiros do ensino fundamental e médio. Estiveram presentes 95 equipes de 37 escolas de vários municípios do Estado do Ceará. Dentre os munícios pode citar Iracema, Limoeiro do Norte, Quixadá, Jijoca de Jericoacoara, Caucaia, Fortaleza e Marco. Pela primeira vez tivemos a participação de grupos escoteiros tais como o 5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins, o 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes e o 45º Grupo Escoteiro Padre Caetano. Os visitantes trouxeram um 1 kg de alimento não perecível para doação para famílias carentes. O número total de participantes mais convidados foi de 475 pessoas.

As equipes participavam em duas categorias da MOBFOG: o Nível 3 destinada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o Nível 4 voltado para alunos do ensino médio. Os foguetes tinham que ser obrigatoriamente de garrafas PET sendo pressurizados por um bomba manual de ar comprimido (para o nível 3), ou por reação química de Bicarbonato de Sódio e Vinagre (para o nível 4).

Nos intervalos, os participantes tiveram contato com vários experimentos da Seara da Ciência. Também puderam contemplar uma maquete LEGO do Foguete Saturno V. O foguete que levou o primeiro homem à Lua trazido pela Minds English School. Teve a apresentação cultural da Quadrinha Infantil do Zé Testinha. Exposição de Robótica Sustentável com o Prof. André Cardoso da Escola Dom Helder Câmara. E demonstração de foguetes de níveis I e II pela a Escola de Super Engenheiros.

Houve premiação fornecida pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Foram quatro troféus da categoria ouro, quatro troféus da categoria prata, 50 medalhas da categoria ouro, 50 medalhas da categoria prata e 50 medalhas da categoria menção honrosa divididos igualmente para os níveis 3 e 4 para as equipe que obtiveram os maiores alcances.

As escolas premiadas com troféus foram:
Para o nível 4:
1º Lugar – Ouro – Equipe “Flying Kurumin” do COLÉGIO 7 DE SETEMBRO (Fortaleza)
2º Lugar – Ouro – Equipe “Baby Shark” da EEMTI DEPUTADO JOAQUIM DE FIGUEIREDO CORREIA (Iracema)
3º Lugar – Prata – Equipe “DOIS VINI” da Escola ENÉAS OLÍMPIO DA SILVA (Iracema)
4º Lugar – Prata – Equipe “LogFog” da EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro (Marco)

Para o nível 3:
1º Lugar – Ouro – Equipe “CMF_Centenário” do COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA (Fortaleza)
2º Lugar – Ouro – “Falcon 19” do COLÉGIO 7 DE SETEMBRO (Fortaleza)
3º Lugar – Prata – “Monólitos” do EEIF Zilcar de Souza Holanda (Quixadá)
4° Lugar – Prata – Equipe Sputnik do 14° Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes.

A classificação completa contendo todas as informações serão disponibilizadas na página do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS – Interestelar)

A Seara da Ciência agradece mais uma vez a todos os colaboradores deste evento em especial ao 14º GEABEG pela parceria na organização deste evento. Aos expositores Minds English School Idiomas, Vivo Operadora, Super Engenheiros, Prof. André da Escola Dom Helder Câmara. À Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ao Planetário Rubens de Azevedo e à Agência Espacial Brasileira (AEB).

Veja abaixo algumas fotos do evento.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Ednardo Rodrigues
Organizador Geral da Jornada Cearense de Foguetes
Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS – Interestelar)