Vídeo da semana: você sabe o que é cimática?

19 de August de 2019

Cimática é o estudo das ondas. Está associado aos padrões físicos produzidos pela interação de ondas sonoras em um meio.

Imagem de areia formada em placa metálica após vibração com onda de 885 Hz. Fonte: Hladnison – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45779643

Um experimento simples demonstrando a visualização da cimática pode ser feito espalhando areia sobre um disco de metal e fazendo-o vibrar. Por exemplo, passando um arco de violino na borda do disco a areia se organizará em padrões de onda estacionária como simples círculos concêntricos. Quanto mais alta a frequência, mais complexas as formas produzidas, sendo certas formas similares às mandalas tradicionais.

Galileu Galilei, por Justus Sustermans – Wikimedia Commons

O estudo dos padrões produzidos por corpos em vibração são antigos. Galileu Galilei foi dos primeiros a notar que um corpo em oscilação apresenta padrões regulares.

Em 8 de de 1680 Robert Hooke conseguiu ver os padrões nodais associados aos modos de vibração de discos de vidro. Hooke passou um arco ao longo da borda de um prato de vidro coberto com farinha, e viu os padrões nodais emergirem.[1][2]

O termo, criado por Hans Jenny, cientista suíço que realizou importantes pesquisas sobre o assunto e as publicou em seu livro Kymatik, deriva do grego kyma (κύμα), que significa “onda”, e ta kymatika (τα κυματικά), que significa “assuntos referentes a ondas”.

Fonte do texto acima: Wikipedia

E onda pode ser música. E quando a música se encontra com a ciência? Veja o resultado no vídeo abaixo feito por Nigel Stanford, músico neozelandês. Ah, use fones se quiser, a música é legal…