24 de abril, dia nacional da LIBRAS: a Seara da Ciência divulga BATE-PAPO SOBRE ENERGIA, em Libras

Data de publicação: 24 de abril de 2020. Categoria: divulgação científica

O dia 24 de abril é referência para celebrar o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Líbras), a língua usada por pessoas surdas em nosso País. A Seara da Ciência desenvolveu projeto em parceria com a Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, entidade que mantem curso de formação técnica em Libras, com alunos do Ensino Médio.

O projeto contou com a participação de alunos da escola e da Universidade Federal do Ceará, como parte das atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Farmacologia. A iniciativa misturou diferentes linguagens, a científica com pessoas em diferentes níveis de formação desenvolvendo ações comuns. Também incluiu a linguagem artística, onde elementos de teatro e cinema se misturam. Isso porque,  tradicionalmente, a Seara da Ciência mantem seu Grupo de Teatro Científico e um Núcleo de Produção Audiovisual. A ideia foi juntar peças montadas pelos integrantes do grupo de teatro em versão para vídeo, totalmente adaptada para estudantes surdos, incluindo como atores nos vídeos, a participação de alunos surdos e ouvintes, mas fluentes em Libras.

Apresentamos, então, o segundo vídeo produzido: BATE-PAPO SOBRE ENERGIA, com texto de autoria de José Evangelista de Carvalho Moreira.

Se quiser conferir o primeiro vídeo em Libras, o POEIRA ESTELAR, clique aqui.