Homenagem da Seara da Ciência aos divulgadores de ciência Rubens de Azevedo, Ferruccio Ginelli e Maria Alcione Almeida Chagas

Data de publicação: 30 de março de 2023. Categoria: eventos, Medalha Rubens de Azevedo, notícias

Ontem, dia 29 de março de 2023, a Seara da Ciência promoveu um evento celebrativo às contribuições científicas de Rubens de Azevedo, Ferruccio Ginelli e Maria Alcione Almeida Chagas. A cerimônia ocorreu no anfiteatro da Seara da Ciência.

Na ocasião, foi entregue a Medalha Rubens de Azevedo de Divulgação Científica à Profa. Maria Alcione, edição 2023, por todas as suas contribuições em termos de divulgação científica em nosso estado, como ações de itinerância e feiras de ciência estaduais. Além disso, foi inaugurado o Memorial Rubens de Azevedo, na Seara da Ciência, em homenagem aos seus feitos na astronomia cearense, como a fundação da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA) e o desenho da primeira Carta Selenográfica Brasileira, ambos em 1947. Foi também lançado o livro Noções de Astronomia para amadores, de Ferruccio Ginelli, destinado a todos os astrônomos amadores que desejam adquirir conhecimento acadêmico e informações objetivas para observações astronômicas de qualidade.

O Prof. Ilde Guedes, Coordenador Geral da Seara da Ciência, juntamente com a Profa. Elizabeth Daher, Pró-Reitora de Extensão, relataram a importância de expandir o conhecimento científico no estado do Ceará e no mundo, e coordenaram a cerimônia.

Prof. Ilde Guedes, Coordenador Geral da Seara da Ciência, e Profa. Elizabeth Daher, Pró-Reitora de Extensão.

A cientista Terezinha Narbal (sobrinha Rubens de Azevedo) (à esq.) e a Profa. Elizabeth Daher (à dir.) entregam a Medalha Rubens de Azevedo à Profa. Maria Alcione (centro). (Foto: Viktor Braga)

Também estiveram presentes os professores Demerval Carneiro Neto e Heliomarzio Rodrigues Moreira, que contribuíram na revisão, formatação e edição tanto do Memorial Rubens de Azevedo, quanto do livro Noções de Astronomia para amadores. Familiares e amigos de Rubens de Azevedo e de Ferruccio Ginelli se fizeram presentes na solenidade, além de estudantes com interesse em astronomia. Nicole Semião (Nicolinha), considerada a astrônoma mais jovem do mundo e uma das Crianças Prodígio 2022 pela Global Child Prodigy Initiative, também prestigiou o evento.

Prof. Dermeval Carneiro (à esq.) e Prof. Heliomarzio Rodrigues (à dir.) com o livro Noções de Astronomia para amadores. (Foto: Viktor Braga)

O evento contou com a presença do Prof. Marcus Vale, ex-Coordenador Geral da Seara da Ciência, e do economista César Pontes, Coordenador de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC.

César Pontes, Profa. Elizabeth Daher e Prof. Marcus Vale (da esq. para a dir.). (Foto: Heliomarzio Rodrigues)

Mais fotos do evento estão disponíveis neste link.

Fonte: Seara da Ciência da UFC