Uma Rede de Difração Doméstica

Objetivo

Usar um CD como rede de difração para dispersar a luz de várias fontes luminosas.

Descrição

Para dispersar a luz de uma fonte luminosa em suas cores componentes podemos usar um prisma, mas, uma rede de difração é escolha mais adequada. Esse dispositivo ótico consiste em uma superfície com um grande número de ranhuras muito estreitas e comprimidas umas nas outras. Por um processo que é descrito nos livros-texto de Ótica, ao passar ou ser refletida por essas ranhuras, a luz se dispersa em suas cores componentes.

Um CD comum pode servir com uma rede de difração dos pobres. As trilhas do CD, onde estão codificados os sons, são muito estreitas e comprimidas, como as ranhuras da rede de difração. É exatamente por isso que o CD apresenta cores tão vívidas quando reflete a luz em certos ângulos.

Podemos usar o CD para dispersar a luz proveniente de diversas fontes e observar diferentes tipos de espectro. A fonte mais natural é a luz solar, que se dispersa nas cores visíveis, as cores do arco-íris. Mas, podemos examinar outras fontes de luz. Alguns exemplos:

• Lâmpadas de mercúrio. Essas são as lâmpadas azuladas que vemos nas grandes avenidas.
  • Lâmpadas de sódio. São aquelas com forte cor amarela, comuns nas estradas.
  • Luz do sal de cozinha. Ponha um pouco de sal em uma colher e leve ao fogo. Tenha cuidado para não se queimar e use uma colher que possa ser estragada sem que sua mãe se irrite. Você verá uma luz amarela, devida ao sódio. Você sabe que sal de cozinha é, basicamente, cloreto de sódio.Análise

Se você viu nossa seção AS CORES DA LUZ, sabe o que é um espectro e como ele identifica os elementos e compostos químicos. Nesta experiência, o CD substitui o prisma como responsável pela dispersão da luz em suas cores componentes.

CD musical ou CD-ROM.
Fontes de luz diversas.
Sal de cozinha.
Bico de Bunsen ou fogão comum.

Dicas

Se for mostrar essa experiência em uma Feira de Ciência precisará de um local razoavelmente escuro.
Fazendo uma fenda estreita e usando um anteparo para projetar seu espectro você poderá ver as linhas espectrais. No entanto, esse refinamento é um pouco trabalhoso. Mas, vale a pena investir um pouco de esforço.
Faça uma apresentação completa sobre a dispersão da luz, espectroscopia, etc, incluindo essa experiência e outras relacionadas. Veja nossa seção AS CORES DA LUZ, para mais detalhes. Faça uma busca em nossas páginas.