Seara da Ciência recebe representantes da FUNCATE, vinculada à Agência Espacial Brasileira
Data da publicação: 22 de agosto de 2022 Categoria: astronomia, divulgação científica, notíciasNa sexta-feira, 19, a Seara da Ciência foi visitada por dois representantes do AO de Foguetes Universitários publicado pela Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (FUNCATE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Em 2020, o Grupo de Astronáutica da Seara da Ciência (GAS Interestelar) foi uma das 22 equipes contempladas em todo o país pelo “Anúncio de Oportunidade a Grupos de Foguetes”, um edital da FUNCATE. Cada equipe foi beneficiada com recursos destinados à aquisição de equipamentos para a produção de foguetes acadêmicos. O objetivo do AO é promover a capacitação de jovens estudantes de graduação e ensino médio no setor aeroespacial. O GAS é constituído atualmente por 15 integrantes, sendo três professores, dez estudantes de graduação de vários cursos da UFC (sendo principalmente: Eng. Mecânica, Eng. Elétrica, Energias Renováveis, Química e Física) e dois estudantes do ensino médio. O grupo deve crescer em breve após um processo seletivo programado para setembro.
As atividades do GAS são supervisionadas pelo Prof. Ednardo Rodrigues, colaborador da Seara da Ciência, em parceria com o Prof. Jarbas Silveira, coordenador do Laboratório de Engenharia de Sistemas Computação (Lesc), e o Prof. Mucio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Os representantes da FUNCATE/AEB, Gabriela Silva e Lucas Gaio, conheceram as instalações da Seara da Ciência como o Laboratório de Química, onde é produzido o combustível sólido sem enriquecimento, e a Oficina de Mecânica, usada para ensaios de vibra de vidro e fibra de carbono. Foi feita uma exibição do acionamento do motor do foguete (teste estático) e funcionamento da eletrônica que será embarcada (aviônica).
O grupo utilizará o foguete para validar um sistema de monitoramento da trajetória de meteoros, e também pretende se apresentar em eventos de foguetes em 2023, como a Latin American Space Challenge.
Mais registros da visita estão abaixo.
Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, colaborador da Seara da Ciência, e-mail: secretariaseara@ufc.br