Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Seara da Ciência

Área do conteúdo

Seara da Ciência recebe representantes da FUNCATE, vinculada à Agência Espacial Brasileira

Data de publicação: 22 de agosto de 2022. Categoria: astronomia, divulgação científica, notícias

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição: Prof. Ednardo Rodrigues (de casaco branco de mangas longas) acompanha os visitantes nas instalações da Seara da Ciência. Na foto, estão no primeiro andar, perto do Observatório.

Na sexta-feira, 19, a Seara da Ciência foi visitada por dois representantes do AO de Foguetes Universitários publicado pela Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (FUNCATE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Em 2020, o Grupo de Astronáutica da Seara da Ciência (GAS Interestelar) foi uma das 22 equipes contempladas em todo o país pelo “Anúncio de Oportunidade a Grupos de Foguetes”, um edital da FUNCATE. Cada equipe foi beneficiada com recursos destinados à aquisição de equipamentos para a produção de foguetes acadêmicos. O objetivo do AO é promover a capacitação de jovens estudantes de graduação e ensino médio no setor aeroespacial. O GAS é constituído atualmente por 15 integrantes, sendo três professores, dez estudantes de graduação de vários cursos da UFC (sendo principalmente: Eng. Mecânica, Eng. Elétrica, Energias Renováveis, Química e Física) e dois estudantes do ensino médio. O grupo deve crescer em breve após um processo seletivo programado para setembro.

As atividades do GAS são supervisionadas pelo Prof. Ednardo Rodrigues, colaborador da Seara da Ciência, em parceria com o Prof. Jarbas Silveira, coordenador do Laboratório de Engenharia de Sistemas Computação (Lesc), e o Prof. Mucio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Os representantes da FUNCATE/AEB, Gabriela Silva e Lucas Gaio, conheceram as instalações da Seara da Ciência como o Laboratório de Química, onde é produzido o combustível sólido sem enriquecimento, e a Oficina de Mecânica, usada para ensaios de vibra de vidro e fibra de carbono. Foi feita uma exibição do acionamento do motor do foguete (teste estático) e funcionamento da eletrônica que será embarcada (aviônica).

O grupo utilizará o foguete para validar um sistema de monitoramento da trajetória de meteoros, e também pretende se apresentar em eventos de foguetes em 2023, como a Latin American Space Challenge.

Mais registros da visita estão abaixo.

 

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, colaborador da Seara da Ciência, e-mail: secretariaseara@ufc.br

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição da foto acima: Apresentação do projeto em sala de aula. À frente estão os representantes Gabriela Silva e Lucas Gaio, da FUNCATE/AEB.

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição da foto acima: apresentação da Eletrônica Embarcada (Aviônica) pelos alunos do Curso de Telecomunicações Igor Palhano e Ruan Alves.

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição da foto acima: visita à oficina de mecânica da Seara da Ciência.

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição da foto acima: Lilian Dick, aluna de graduação em Eng. Mecânica e gerente de Aerodinâmica.

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição da foto acima: Aléxia Vieira e Pedro Hilton, graduandos do curso de Química apresentando o processo de produção do combustível sólido no Lab. de Química da Seara da Ciência.

 

 

 

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem – descrição da foto acima: Grupo de Astronáutica da Seara da Ciência – GAS com os dois visitantes.

Acessar Ir para o topo