Publicações em periódicos e em anais de congressos
ARTIGOS SOBRE A SEARA DA CIÊNCIA
Rannyelly Rodrigues de Oliveira e Ana Paula Bispo da Silva
Interfaces da Educação, v. 11, n. 33, 365-385 (2020)
De estudantes de graduação à comunidade: diferentes abordagens da pegada ecológica como instrumento de conscientização e popularização de práticas sustentáveis.
Milena Pereira Brandão, Grazielly Bandeira Matias e Aline Neris de Carvalho Maciel. Anais VII CONEDU – Edição Online. Campina Grande – PB. Realize Editora, 2020
Fraude no Leite: Experimento Investigativo para o Ensino de Química
Silva, L. R. R.; Ventura, B.; Almeida, M. O.; Lima, N. M. A.; Silva, K. T.; Maia, F. J. N.; Sampaio, S. G.; Bezerra, T. T.; Guedes, I.; Ribeiro, V. G. P.; Mazzetto, S. E.*
Rev. Virtual Quim., 2019, 11 (3), 1024-1043. Data de publicação na Web: 1 de julho de 2019.
Teatro no Ensino de Química: Relato de Experiência
Ventura, B.; Neves, R. L.; Ribeiro, V. G. P.; Vale, M. R.; Guedes, I.; Mazzetto, S. E.
Rev. Virtual Quim., 2018, 10 (4), 824-840. Data de publicação na Web: 19 de julho de 2018.
Surveillance cameras and their use as a dissecting microscope in the teaching of biological science.
Marcus R. Vale. Advanced in Physiology Education, 40, 116–118, 2016
Lampião e Maria Bonita em busca da química do amor: teatro e divulgação científica no museu interativo Seara da Ciência. Maciel, A. N. C.; Abreu, J. M.; Oliveira, J. V.; Silva, E. V. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande – PB. Anais II CONEDU
– (2015), 2015. v. 2.
Curso de Férias em espaço não formal de educação.
Abreu, J. M.; Maciel, A. N. C.; Oliveira, J. V.; Silva, E. V.; Magalhães, P. J. C. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande – PB. Anais II CONEDU – (2015), 2015. v. 2.
Oficina de Reutilização de Materiais em Ambiente Não Formal de Educação.
Maciel, A. N. C.; Teófilo, F. B. S.; Silva, G. S. M.; Abreu, J. M. In: II Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido Nordestino, 2015, Paraíba – PB. Educação ambienta formal e não formal: temas transversais, inter e transdisciplinares, 2015. p. 120–125.
É proibido não mexer: as ações de divulgação científica na Seara da Ciência.
Giselle Soares Menezes Silva.
Revista do EDICC (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura), v. 2, jul/2014.
Comunicações em museus de ciência: um estudo de caso no estado do Ceará, Brasil.
Giselle Soares Menezes Silva e Vera Regina Toledo de Camargo.
In: Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, 2014, Braga. Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Braga: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2014. p. 679-686.
Science popularization actions developed by Seara da Ciência in Ceará, Brazil.
Giselle Soares Menezes Silva
In: 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, 2014, Salvador. Proceedings of PCST 2014, 2014.
Giselle Soares Menezes Silva e Graziele A. de Moraes Scalfi.
In: Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, 2014, Buenos Aires. Memórias do Congresso. Buenos Aires: OEI, 2014.
Microorganismos na prática: aprendizagem sobre microbiologia em ambiente não formal de educação
Aline Neris de Carvalho Maciel e Giselle Soares Menezes Silva
In: Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, 2014, Buenos Aires. Memórias do Congresso. Buenos Aires: OEI, 2014.
Experiências com a Braquistócrona.
Graciliano da Silveira Batista, Cleuton Freire e José Evangelista Moreira. Física na Escola, Vol. 7, Nr. 2, pg. 58, outubro 2006.
O papel do teatro na divulgação científica: a experiência da Seara da Ciência.
Betânia Montenegro, Ana Lúcia Ponte Freitas, Pedro Jorge Caldas Magalhães, Armênio Aguiar dos Santos e Marcus Raimundo Vale. Cienc. Cult. vol.57 no.4 São Paulo Out /Dez. 2005.
O número Φ e a sequência de Fibonacci.
Maria Efigênia Gomes de Alencar (Dona Fifi). Física na Escola, Vol. 5, Nr. 2, pg. 4, outubro 2004
DISSERTAÇÕES SOBRE A SEARA DA CIÊNCIA
MARIA CLEIDIANE BARBOSA DA SILVA – 2018
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para à obtenção do título de mestre em Educação. Área de concentração Ensino de Ciências. Orientadora: Profa. Dra. Raquel Crosara Maia Leite.
BRUNO VENTURA DE QUEIROZ – 2018
TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA PEÇA CQCCOM A QUÍMICA NO COTIDIANO
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Química. Área de concentração: Química. Orientadora: Profa. Dra. Selma Elaine Mazzetto. Co-orientador: Prof. Dr. Ilde Gudes
LIDUINA LOPES ALVES – 2016
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Educação. Área de concentração: Avaliação do Ensino e Aprendizagem. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Eufrásio Braga.
GISELLE SOARES MENEZES SILVA – 2015
É PROIBIDO NÃO MEXER: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A SEARA DA CIÊNCIA
Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas para obtenção do título de Mestra em Divulgação Científica e Cultural, na área de Divulgação Científica e Cultural. Orientadora: Profa. Dra. Vera Regina Toledo Camargo.
FERNANDO MARTINS DE PAIVA – 2012
SEARA DA CIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE FÍSICA
Dissertação de Mestrado submetida ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Eixo Temático: Física Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Santos de Almeida.