Resumo da III Jornada Cearense de Foguetes

No dia 14 de maio de 2022 foi realizada a 3º Jornada Cearense de Foguetes (JCF), um evento de divulgação científica com ênfase na Astronáutica. O evento realizado pela Seara da Ciência/Pro-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG), ocorreu na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

A cerimônia de abertura iniciou às 8h30 com a fala da presidente do 14º GEABEG, chefe Antônia de Freitas: “A presença feminina na JCF é mais uma amostra da importância da mulher na sociedade.” Depois, o organizador local do evento Prof. Dr. Ednardo Rodrigues se pronunciou: “A JCF, à exemplo da ciência, valoriza muito mais a colaboração entre as equipes do que a competição e traz um ensinamento básico para nossas vidas de que juntos chegaremos mais longe”, explicou. Em seu discurso, o Tenente-Coronel Aviador Lauro discorreu sobre a importância da participação da BAFZ no evento: “Quero externar que é uma honra receber um evento dessa relevância, ver nessa juventude a vontade de crescer, de estudar, de chegar a um objetivo e realizar um sonho. E eu estou aqui para incentivá-los e motivá-los a buscarem tais sonhos, em seguirem nessa caminhada para alcançar vossos objetivos”, disse.

Foto: Andressa Santos / Alpha Comunica

O evento contou com participação de 60 equipes, sendo 56% provenientes de instituições públicas e 44% de instituições particulares. Os estudantes participantes foram compostos 55% por meninos e 45% por meninas, o que representa uma proporção bem equilibrada, já que o evento teve como ênfase a participação feminina na astronáutica. Estiveram presentes representantes de escola de diversas cidades do estado como Caucaia, Fortaleza, Iracema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Trairi.

Foto: Soldado Oliveira / BAFZ

Fotos: Andressa Santos / Alpha Comunica

A primeira atividade do dia foi a palestra: “A jornada aeroespacial de uma astronauta análoga”, proferida por Luisa Santos, aspirante à astronauta do Habitat Marte e presidente do Grupo de Foguetes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Potiguar Rocket Design.

Astronauta análoga: Luisa Santos. Foto: Andressa Santos / Alpha Comunica

O dia estava radiante e as equipes muito empolgadas para os lançamentos. Foram 120 lançamentos, dois por equipes com lançamentos de manhã e de tarde.

Fotos: Andressa Santos / Alpha Comunica

Enquanto a equipe organizadora realizava as medições e apurava os alcances de cada equipe, o evento contou com a apresentação ilustre da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará sob a regência do maestro Leandro Libardi Serafim.

Foto: Andressa Santos / Alpha Comunica

Os resultados dos lançamentos podem ser encontrados no seguinte link: https://seara.ufc.br/pt/resultados-da-jornada-cearense-de-foguetes/